Banana engorda ou emagrece?Por ser uma fruta cremosa e doce, muitas pessoas pensam que a banana é um alimento gorduroso. No entanto, as bananas são alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais, e pode parecer mentira, mas a banana é um componente fiel para sua dieta.

Comer bananas com moderação não irá afetar o ganho de peso, enquanto você mantém sua dieta saudável com outros componentes. Conheça melhor as vantagens desse importante fruto:

Banana engorda ou emagrece? Um alimento globalizado

A banana é um alimento globalizado. Ela se encontra na mesa de praticamente todos os continentes e compõe diversas dietas em distintas culturas.

Ao que tudo indica, sua origem é asiática. Na Ásia existem diversos tipos selvagens de banana. Lá, inclusive, séculos antes de Cristo, iniciou-se seu cultivo.

Antigos textos budistas já a mencionam, não raro associoando-a como um fruto que os próprios deuses apreciavam.

No mundo antigo, coube a Alexanfte, o Grande, em sua fase de conquista da Índia, a notícia de que se tratava de um fruto que poderia ser levado ao Ocidente.

Já na fase de expansão islâmica, a banana foi levada para territórios ocidentais em larga escala. Gradualmente se popularizou em territórios quentes, como a Palestina e África.

Na época da expansão ultramarina europeia, nos séculos XV e XVI, a banana foi levada para o mundo Atlântico.

Nesse Novo Mundo, banhou as ilhas atlânticas, América Espanhola, América Portuguesa e costa africana.

Mas foi no somente no século XIX que a banana se popularizou na Europa. O romance “A volta ao mundo em 80 dias”, do genial Júlio Verne, a descreveu detalhadamente para seus leitores. Em virtude do incrível sucesso que esta obra fez, levou consigo a banana para a mesa dos europeus.

Claro que existiam algumas bananas no mundo americano, as chamadas bananas-da-terra. Mas foi a introdução de diversas variedades asiáticas nas américas que a tornou popular entre seus habitantes.

Hoje a banana em diversas variedades é um dos alimentos mais fáceis de encontrar em países como o Brasil. Então aproveite. Faça da banana uma amiga no seu cotidiano.

 

Banana engorda ou emagrece? A cada três horas

A maioria dos nutricionistas e personal trainers recomendam que se consuma alimentos a cada três horas.

Claro que esta recomendação não quer dizer que você está liberado para comer um x-burguer ou um prato de macarronada a cada três horas.

Na verdade, a cada três horas devemos ingerir alimentos que nos saciam a fome, evitando que ela se acumule. Isso quer dizer que quando partirmos para as grandes refeições não estaremos desesperados de fome. Evitará que venhamos a comer muito além do necessário.

Além disso, alimentar-se a cada três horas permite que seu organismo sistematize melhor os alimentos. Ou seja, este hábito diminui a possibilidade do organismo acumular o excesso de alimentos em forma de gordura.

Nesse caso, a banana é um excelente aliado. Cada fruto nos ajuda na sensação de saciedade, nos alimentam e ainda podem ser combinadas com outros saborosos alimentos nutritivos, como o mel natural.

Com isso você não só se alimenta e mata a fome, como também sacia o desejo de comer doces, ingerindo açúcares saudáveis.

 

Por que a banana é um alimento saudável?

A seguir, vamos listar para você alguns aspectos da banana que comprovam que ela não é prejudicial para seu treino:

  • A banana contém três tipos de açúcares: glicose, frutose e sacarose. Juntando os três, o corpo é promovido por uma grande quantidade de energia;
  • As bananas são ricas em vitaminas A e C, B1, B2, B6, B12. Elas contêm também cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio e ácido fólico;
  • A banana é a fruta mais consumida pelos consumidores nos supermercados;
  • Por ser rica em vitaminas, muitos atletas consomem banana para consumir mais energia que o corpo oferece;
  • Banana é o remédio excelente para evitar cãibras no corpo e dores musculares. Isso se deve sobretudo ao potássio, fundamental para o funcionamento saudável de nossa massa muscular.

Banana engorda ou emagrece? Densidade

Em comparação a muitas frutas, a diferenciação da banana é por possuir um baixo teor de água. Falando em comparações, lhes digo: uma banana contém só 88 gramas de água, o que equivale 156 gramas uma meia maçã e uma laranja média equivale também a 114 gramas.

Por aspecto negativo, para alguns, a banana é um alimento calórico (o que aponta obter mais calorias por peso, além de demais frutas).

Banana engorda ou emagrece? Carboidratos

O que acontece em alguns casos é que existem dietas que difamam os carboidratos (em principal o açúcar), renegando que eles são o problema para o ganho de peso. As bananas são consideradas elevadas em açúcar e carboidratos.

Você Sabia? Uma forma de banana possui 27 gramas de hidratos de carbono com apenas 14 gramas de açúcar. Agora, se compararmos, uma maçã equivale a 25 gramas de carboidratos e apenas 19 de açúcar.

Os médicos recomendam que você consuma de 45 a 65% de calorias a partir de hidratos de carbono, para manter uma dieta de até 2.000 calorias. Ao todo, equivale a 225 e 325 gramas por dia de carboidratos.

Banana engorda ou emagrece? Alimentos que engordam

Se você sente que está engordando, corte da lista alimentos que são pouco nutritivos e que contêm gorduras saturadas, carboidratos ou açúcares refinados em vez de bananas.

Você só engorda quando consome mais calorias do que queima. Então, para isso não acontecer, com 105 calorias, que equivalem a uma banana média ou mesmo comer uma banana por dia, não irá ocorrer de ganhar peso.

Banana engorda ou emagrece? Benefícios da banana

Em média, uma banana fornece três gramas de fibra.

Ela é essencial para manter uma digestão saudável e é capaz de ajudar a regular os níveis de colesterol que possui em seu corpo.

Nutricionalmente, as bananas são muito densas e valem todas as calorias, e falo isso quando comparado com 150 calorias de alimentos que são menos nutritivos, como por exemplo, 100 calorias de lanches de embalagem ou arroz.

Se continuar com mais dúvidas, procure um nutricionista para sanar todas as perguntas que não foram respondidas no texto.

Não se esqueça: busque sempre treinos divertidos, rápidos e econômicos para fortalecer seu processo de emagrecimento.

E jamais passe fome! Emagrecimento não é sinônimo de fome e privação. É, sim, sinônimo de equilíbrio e seleção qualitativa alimentar. Ou seja, você deve sim se alimentar, mas sempre com qualidade.

NOSSA RECOMENDAÇÃO :Para Quem Quer Emagrecer Com Sucesso  → Código Emagrecer de Vez

banana-engorda-ou-emagrece

Se você quer emagrecer de verdade sem efeito sanfona sem PASSAR FOME, SEM CONTAR CALORIAS, SEM SE EXERCITAR, NATURALMENTE E DE FORMA SAUDÁVEL. IMPORTANTE: MANTENDO O PESO DEPOIS SEM ESFORÇO.

Clique Aqui e confira a apresentação de Rodrigo Polesso sobre o Código Emagrecer de Vez.

Deixe Seu Comentario

Comentar