Guia completo para acabar com a celulite – dicas, produtos, exercícios, dieta

Como eliminar celulite – A celulite acomete cerca de 90% das mulheres e costuma aparecer logo depois da adolescência.

Trata-se de um problema estético que incomoda bastante e interfere inclusive na autoestima de muitas mulheres que enfrentam o problema.

Ao contrário do que muita gente pensa e divulga, a celulite não está relacionada com a obesidade, ela é uma alteração fisiológica da arquitetura da pele, influenciada pelos hormônios, e pode aparecer tanto em pessoas magras quanto com sobrepeso.

 

O que é a celulite?

O nome técnico da celulite é lipodistrofia ginóide e ela se caracteriza por desníveis na pele, aqueles furinhos que causam o famoso efeito casca de laranja e que incomodam a maioria das mulheres.

Esses furinhos indesejados acontecem por conta de uma alteração nas células da pele causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas.

E por que ela é muito mais comum nas mulheres e raramente acomete os homens? Porque a estrutura do corpo feminino favorece o aparecimento do problema.

O tecido adiposo (células de gordura) da hipoderme, a camada profunda da pele, deposita-se em grandes feixes verticais separados por septos fibrosos perpendiculares à superfície da pele, formando câmaras verticais.

Esses septos separam as células gordurosas em grupos e são formados por fibras que ligam a pele à musculatura localizada logo abaixo da hipoderme.

Quando ocorre a degeneração do tecido gorduroso pelo acúmulo de bolsas de gordura nos septos da hipoderme, elas formam ondulações e ficam salientes dando aquele aspecto que as mulheres tanto odeiam.

Aprenda Como Eliminar Celulite de Forma Natural e Saudável l>l>l> Clique Aqui 

 

Existem quatro níveis de intensidade do problema. Confira:

Grau 1 – Leve

A celulite é interna, o inchaço só é visível ao se apertar a pele que fica levemente irregular, ou seja, os furinhos são minúsculos.

Os vasos sanguíneos são mais permeáveis e as toxinas estão começando a se instalar. Se for tratada nesse estágio, a possibilidade de melhora é de 100%.

 

Grau 2 – Visível

Nesse estágio é possível ver as irregularidades sem apertar a pele e o sistema linfático começa a ficar comprometido.

Se você apertar a pele, ela tende a ficar amarelada, pois existe acúmulo de líquido e surgem vasinhos arroxeados na região. Nesta fase, a chance de melhora com tratamentos adequados é de até 80%.

 

Grau 3 – Intensa

Essa é a fase onde o inchaço e a retenção de líquido geram grandes desníveis na pele e é comum sentir uma dor leve nas regiões atingidas.

A pele está mal nutrida e desidratada, a textura fica áspera, os nódulos podem ser sentidos ao toque e os poros ficam dilatados. Nesses casos é possível conseguir uma melhora de até 60% com tratamento.

 

Grau 4 – Grave

Quando o problema é grave, a celulite fica evidente até mesmo sob as roupas. As fibras formam nódulos que prejudicam a circulação e comprimem os nervos o que causa dor e incômodo.

Com a circulação comprometida é mais difícil eliminar as toxinas e o problema tende a se tornar mais grave. Nessa fase a expectativa de melhora é de cerca de 30%.

 

Quais são as principais causas da celulite?

eliminar acabar celulite

Existem vários fatores que fazem com que uma pessoa desenvolva celulite. Em geral o excesso de peso é um dos fatores determinantes, mas como já foi dito, até mesmo uma pessoa magra pode vir a ter o problema.

  1. Estilo de vida

Pessoas sedentárias, que se alimentam mal, que possuem um excesso de toxinas no organismo e que vivem em um processo frequente de tensão emocional tendem a desenvolver o problema mais facilmente.

Fatores externos como o tabagismo, poluição e a falta de exercícios físicos também podem contribuir para o aparecimento de celulite.

 

  1. Hereditariedade

Fatores genéticos determinam a celulite, por isso até mesmo mulheres magras podem desenvolver o problema.

Verifique se você tem o biotipo corporal ginóide, aquele que tem aumento de gordura corporal na região inferior do corpo, pois a tendência nesse tipo de pessoa é maior.

 

  1. Alterações hormonais

Hormônios como estrógeno e progesterona podem aumentar a retenção de líquido e comprometer a circulação, o que pode criar ou agravar a celulite.

A pílula anticoncepcional também é um fator a se considerar, pois ela adiciona uma dose extra de hormônios circulando no seu organismo.

 

  1. Problemas circulatórios

A falta de circulação sanguínea adequada dificulta a drenagem de toxinas e pode contribuir para o aparecimento da celulite. Roupas apertadas também contribuem para agravar o quadro, pois elas comprimem os vasos sanguíneos.

Aprenda Como Eliminar Celulite de Forma Natural e Saudável l>l>l> Clique Aqui 

 

Tratamentos estéticos mais indicados

A celulite não é considerada uma condição médica grave onde o tratamento é absolutamente necessário, mas ela incomoda bastante quando o problema aumenta de intensidade.

Além disso, ela indica que quem sofre do problema tem um estilo de vida que pode vir a trazer consequências mais sérias para a sua saúde.

Somente um médico especialista pode dizer qual é a melhor forma de tratamento após avaliar o grau de intensidade do problema, a saúde e os hábitos da paciente.

De maneira geral tratamentos estéticos são boas opções quando aliados a uma mudança radical nos hábitos alimentares, ou até mesmo, em casos específicos, em conjunto com medicação.

 

  1. Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem que melhora a circulação sanguínea e elimina os líquidos acumulados nos tecidos.

O método é indicado para todos os graus de celulite, diminui o inchaço e, mesmo que não consiga reverter totalmente os casos mais graves, melhora muito os sintomas.

 

  1. Carboxiterapia

Esse tratamento estético consiste em injetar dióxido de carbono sob a pele com o objetivo de melhorar a circulação celular e a oxigenação dos tecidos.

Ele promete destruir as células de gordura eliminando as marcas da celulite. É um tratamento controverso e doloroso, há dermatologistas que não indicam e, deve ser realizado sob supervisão médica.

Adeus Celulite - Joey Atlas

  1. Radiofrequência

Esse é um dos tratamentos mais eficientes contra a celulite e é indicado para todos os graus de intensidade do problema.

O aparelho de radiofrequência utiliza radiação eletromagnética de alta frequência que faz com que as moléculas de água presentes na pele se agitem.

Ele estimula a produção de colágeno, não é invasivo, não traz prejuízos para a pele e é um dos tratamentos mais duradouros.

 

  1. Endermologia

Recomendado para os graus moderados e graves da celulite, esse tratamento usa um aparelho motorizado com um sistema de sucção e dois rolos.

Os movimentos do aparelho estimulam a circulação e promovem a drenagem de líquidos retidos, o que diminui a celulite.

Visualmente a pele fica com uma aparência melhor, mas é um tratamento que deve ser realizado com certa frequência para que os benefícios permaneçam.

 

  1. Cremes anticelulite

Existe atualmente uma gama de produtos cosméticos que prometem eliminar a celulite.

A verdade é que não existe ainda uma solução definitiva contra esse problema, mas dependendo dos componentes ativos presentes na fórmula e do grau do problema, existem cremes que podem realmente funcionar.

Porém é importante ter em mente que os cremes são coadjuvantes no tratamento, eles por si só não vão dar fim no problema.

Aprenda Como Eliminar Celulite de Forma Natural e Saudável l>l>l> Clique Aqui 

 

Dicas de cremes anticelulite

Os cremes anticelulites são mais efetivos em casos leves (grau 1), eles atuam na ativação da circulação, pois é justamente a melhoria na circulação sanguínea que ajuda a queimar a gordura localizada e reduzir a aparência dos nódulos da celulite.

Para que isso ocorra eles precisam ter alguns princípios ativos capazes de fazer a quebra das células adiposas como:

  • Cafeína: estimula o metabolismo e a circulação
  • Bétula e Centella Asiática: ativadores da circulação
  • Silanois: atingem o tecido adiposo e reestruturam o tecido fibroso
  • Cavalinha e ginko biloba: ativam a circulação, são adstringentes e cicatrizantes

Para que os cremes funcionem em sua totalidade você não pode usá-los como se fosse um hidratante normal.

Eles precisam ser acompanhados de uma automassagem mais vigorosa, preferencialmente circular, de baixo para cima e com duração média de 10 minutos, duas vezes ao dia.

A massagem é o que estimula a absorção do creme e a circulação local.

É importante ter em mente que, os cremes e a automassagem produzem um efeito muito superficial sobre o seu corpo, portanto eles não conseguem atingir a real causa da celulite e acabar definitivamente com o problema.

Os cremes, dependendo do grau de gravidade dos sulcos, podem fazer com que a pele fique mais uniforme, com uma aparência melhor, mas para ser tratada de forma eficaz, é preciso atacar a raiz do problema da celulite.

 

Dieta para acabar com a celulite

Dieta e exercícios físicos regulares ainda são as melhores formas de combater a celulite.

Você já percebeu que é só desandar um pouco na alimentação, exagerar nos alimentos gordurosos para que a celulite apareça?

Isso acontece porque a gordura extra ou o excesso de sódio que você ingeriu inflama o tecido e faz reter líquido.

Investir numa alimentação saudável, balanceada, com pouco sódio e que inclua alimentos termogênicos e diuréticos é a melhor opção para quem quer combater a celulite.

Alimentos termogênicos são aqueles que aumentam a queima de calorias e os diuréticos ajudam a eliminar as toxinas acumuladas no organismo.

Tenha em mente que o importante não é focar somente em reduzir medidas.

O pulo do gato para acabar com a celulite é repensar o cardápio incluindo mais folhas verdes, produtos ricos em potássio e silício, diminuir o consumo de refrigerantes, doces e alimentos industrializados. O foco é na qualidade do que você come.

A dieta anticelulite deve contemplar alimentos que tenham o poder de desintoxicar e desinflamar, que seja rica em fibras e que ajudem o intestino a absorver nutrientes que ajudem na renovação celular.

Além disso, é preciso beber muita água para hidratar as células, eliminar toxinas e desinchar.

Chá de centella asiática combinado com mais uma erva como a cavalinha ou o hibisco faz maravilhas no combate da retenção de líquido, na redução da inflação das células e também na circulação sanguínea.

Aprenda Como Eliminar Celulite de Forma Natural e Saudável l>l>l> Clique Aqui 

 

Sugestão de cardápio

Elaboramos um cardápio com 1200 calorias que contém os alimentos apropriados para atacar a celulite e que vai fazer você perder até 3kg em 15 dias.

A partir do 16o dia você pode aumentar o tamanho das porções, mas é preciso continuar consumindo os alimentos que ajudam a diminuir os efeitos causadores das ondulações.

 

Café da manhã

  • 1 copo (200ml) de suco detox
  • 1 porção de fruta
  • 1 ovo mexido com 2 colheres de chá de azeite extravirgem
  • ½ xícara de café sem açúcar ou com adoçante

 

Lanche da manhã

Escolha uma das opções abaixo

  • 3 frutas oleaginosas (castanha do pará, nozes, amêndoas)
  • 1 copo de suco de frutas com gengibre
  • 1 xícara de chá de hibisco, chá verde ou chá de centella asiática sem adoçar

 

Almoço

  • Salada de folhas verdes variadas (alface, rúcula, agrião, acelga ou escarola)
  • 1 concha média de lentilha ou feijão
  • 2 colheres de sopa de arroz integral
  • Substituições ao arroz e feijão/lentilha: legumes cozidos (abobrinha, berinjela, brócolis e couve-flor) ou 3 colheres de sopa de quinoa em grão cozida.
  • 1 filé grande de frango grelhado preparado com óleo de coco. Substituições: um pedaço grande de peixe assado, carne moída refogada ou frango picadinho.
  • O tempero da salada deve ser com vinagre de maçã, suco de limão, azeite extravirgem e pouco sal.

 

Lanche da tarde

Escolha uma das opções abaixo:

  • 1 fruta
  • 1 copo de 200ml de suco detox
  • 150ml de salada de frutas (kiwi, abacaxi, melão e mamão)

 

Jantar

  • Salada com folhas variadas + palmito, tomate e aspargo ou verduras refogadas (couve, escarola e acelga)
  • 1 filé médio de peixe grelhado ou omelete (1 gema + 2 claras) ou cogumelos refogados com manteiga
  • Pode substituir a proteína por 1 prato de sopa verde ou sopa detox + 3 colheres de sopa de quinoa em grão cozida  e 2 fatias de tofu grelhado

 

Ceia

Escolha uma das opções:

  • 1 damasco seco
  • 1 ameixa seca
  • ½ maçã assada
  • 1 colher de sobremesa de cranberry seco

 

Adeus Celulite - Joey Atlas

 

Alimentos poderosos contra a celulite

  1. Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, um potente antioxidante, tem ação antiinflamatória e reduz os efeitos dos radicais livres no organismo. Elas também eliminam toxinas e diminuem os volumes das células.

  1. Arroz integral

O arroz integral tem baixo índice glicêmico, aumenta a saciedade, ajuda na redução de peso e na manutenção intestinal.

Atua no metabolismo dos carboidratos inibindo a absorção de toxinas e eliminando impurezas que podem aumentar o quadro da celulite.

  1. Algas

A algas são alimentos ricos em iodo que ajudam a regular os hormônios, portanto contribuem bastante para minimizar problemas causados por flutuações hormonais.

  1. Chá de ervas

Chá de cavalinha e de centella asiática são diuréticos e ajudam a eliminar toxinas do organismo. Já o chá verde tem propriedades antioxidantes também e ajuda a regular os hormônios.

  1. Leguminosas

Inserir leguminosas na dieta como feijão, ervilha e lentilha é fundamental no combate à celulite, pois esses alimentos são ricos em fibras, magnésio, potássio e zinco que ajudam na circulação sanguínea e no bom funcionamento do intestino.

Aprenda Como Eliminar Celulite de Forma Natural e Saudável l>l>l> Clique Aqui 

 

Exercícios que combatem a celulite

Além da alimentação e dos tratamentos estéticos que atenuam o problema, uma das medidas fundamentais para acabar com a celulite com sucesso é fazer atividades físicas regularmente.

O sedentarismo favorece a retenção de líquido e de toxinas no organismo, favorecendo o aparecimento dos indesejáveis furinhos.

Fazer exercícios ajuda na melhoria da circulação sanguínea, na eliminação de resíduos e colabora com o emagrecimento, medidas que ajudam não só a combater a celulite, mas também diversos outros problemas  de saúde.

Porém, alguns especialistas garantem que existem exercícios específicos para melhorar o problema enquanto outros devem ser evitados.

Exercícios com muita carga como a musculação pesada que tem como objetivo a hipertrofia não são indicados.

O ideal é combinar atividades aeróbicas e ginástica localizada, mas sempre com regularidade ou de nada vai adiantar.

Aprenda Como Eliminar Celulite de Forma Natural e Saudável l>l>l> Clique Aqui 

 

Os melhores exercícios para diminuir a celulite

De maneira geral, os melhores exercícios para combater a celulite são os aeróbicos que queimam calorias e estimulam a circulação, mas existem também alguns exercícios de força (sem o uso de pesos) que ajudam a firmar a pele e os músculos.

Caminhada, corrida e bicicleta: essas atividades estimulam a circulação e queimam calorias evitando que as células de gordura fiquem sobrepostas umas às outras formando os desníveis sob a pele.

 

Natação e hidroginástica: essas atividades ajudam na drenagem de líquidos retidos e toxinas diminuindo o inchaço.

 

Musculação: a musculação quando feita sem exageros ajuda no emagrecimento e no aumento da massa magra. A hipertrofia pode liberar um excesso de ácido lático que não favorece o combate à celulite.

 

Ioga e pilates: essas duas atividades não trabalham os músculos intensamente, mas promovem um alongamento profundo que fazem com que os septos fibrosos se soltem e facilitem a diminuição das ondulações da pele.

Além das modalidades acima, indicamos também algumas séries de exercícios específicos para a região do abdômen, glúteos e coxas:

  1. Agachamento

Como a celulite é muito mais comum nas regiões inferiores do corpo, o agachamento é excelente para firmar glúteos e a parte posterior das coxas. Você faz exercício, como eliminar celulite ao mesmo tempo.

É importante que ao dobrar os joelhos, eles não ultrapassem a ponta do pé sob risco de causar sobrecarga e problemas nos meniscos e ligamentos da articulação. Faça 3 séries de 15 repetições.

  1. Ponte

Aqui a ideia é que você fique apoiada no chão somente pelos pés e pela parte superior das costas em formato de ponte.

Os braços fiquem estendidos no chão, com as palmas viradas para baixo para dar sustentação. Faça 3 séries de 15 repetições.

  1. Avanço

Esse é um exercício bem simples de fazer e que trabalha os glúteos e o quadríceps. Ele pode ser realizado de forma estática ou dinâmica com passos largos um na frente do outro e fazendo o percurso de volta.

Ele pode causar um certo desequilíbrio, portanto você pode usar uma cadeira de apoio se for preciso. Faça 3 séries de 10 repetições descansando pelo menos 1 minuto entre as séries.

 

Adeus Celulite - Joey Atlas

 

5 dicas essenciais de como eliminar celulite da sua vida

Como você pode verificar ao longo do nosso artigo, não existe um método único e totalmente eficaz no combate à celulite.

Você vai precisar mudar seus hábitos, investir em uma alimentação saudável e que tenha ingredientes benéficos para a circulação sanguínea e também fazer exercícios regularmente.

Tratamentos estéticos ajudam bastante, mas não acabam com o problema em definitivo. Por isso confira os 5 hábitos que você tem que incluir na sua rotina para e aprenda como eliminar celulite da sua vida.

 

  1. Corte alimentos gordurosos

Retire da sua dieta imediatamente os alimentos gordurosos e com excesso de sódio. O sódio faz com que o seu corpo retenha líquido e os alimentos gordurosos acumulam gordura nas regiões já inflamadas piorando o problema.

Isso não significa que você nunca mais vai comer uma guloseima na vida, mas elas devem ser a exceção e não a regra da sua alimentação.

 

  1. Beba bastante água

Sabe aquela regrinha de beber de 1,5 a 2 litros de água por dia? Pois leve bem a sério essa regra para manter o seu corpo hidratado. A água vai limpar o organismo e eliminar toxinas.

 

  1. Faça exercícios regularmente

Celulite é excesso de gordura, portanto faça exercícios regularmente mesclando atividades aeróbicas com exercícios localizados. Só a transpiração faz os furinhos desaparecerem.

 

  1. Cremes e massagens

Os benefícios dos cosméticos anticelulite são potencializados com uma massagem vigorosa e diária, se você achar melhor, invista em um pequeno massageador para ativar a circulação e ajudar a destruir as bolsas de gordura.

Aprenda Como Eliminar Celulite de Forma Natural e Saudável l>l>l> Clique Aqui 

 

  1. Dieta equilibrada

Como eliminar celulite: A alimentação é tudo no combate à celulite. Tenha uma dieta equilibrada com alimentos ricos em antioxidantes, ácidos graxos e anti-inflamatórios. Só assim você vai ter sucesso nessa jornada.

Ao seguir essas dicas é possível diminuir a celulite e evitar o aparecimento de mais nódulos de gordura, mas é importante que essas estratégias sejam realizadas diariamente, é preciso que você mergulhe em um novo estilo de vida, pois a celulite sempre pode voltar. Até breve!

 

 

 

Deixe Seu Comentario

Comentar