➡ Dieta Dukan, Como Funciona? ⬅

Como fazer a dieta dukan? Com grande repercussão especialmente na Europa, a Dieta Dukan, desenvolvida pelo médico e nutrólogo francês Pierre Dukan, tem recebido atenção e adesões de famosos e anônimos de várias partes do mundo, mas como fazer essa dieta? Essa pergunta será respondida no decorrer do artigo.

como-fazer-a-dieta-dukan

 

Mas de que se trata essa dieta? Quais as razões para ela estar em evidência?

Muito resumidamente, pode-se dizer que a Dieta Dukan é uma dieta com base na ingestão de proteínas e de um grupo amplo de alimentos permitidos. Ela está dividida em quatro fases, cada uma delas com objetivos e indicações de consumo alimentar diferentes.

A duração de cada fase é também variável, estando relacionada à quantidade de peso (em quilos) que se almeja diminuir.

 

Saiba um pouco mais sobre cada uma das fases da Dieta Dukan:

Logo abaixo, irei mencionar as fases da dieta dukan, mas lembre-se: Esse conteúdo é de caráter informativo, portanto antes de iniciar essa dieta você deverá procurar um Nutricionista. Veja: 

 

  • Fase 1 – Ataque – Nessa primeira fase, a pessoa deve ingerir exclusivamente alimentos ricos em proteínas, escolhendo entre 72 itens listados como permitidos. São proteínas magras de diversas fontes, como carne bovina magra, miúdos, frango, peixes, frutos do mar, peito de peru e presunto sem gordura, ovos (devendo-se evitar as gemas), laticínios desnatados, temperos em geral.

Esses itens podem ser consumidos à vontade, mas apenas crus, assados, grelhados ou cozidos. Frituras não entram nessa dieta.

Para beber, além de pelo menos 1,5 litro de água ao dia, pode-se consumir chá, café, infusões em geral, sempre sem açúcar. A fase dura de 2 a 7 dias, período no qual são esperados resultados significativos em perda de peso (1,5 a 5 kg).
Compõem também as ações dessa etapa o consumo diário de 1,5 colher (sopa) de farelo de aveia e 20 minutos de caminhada por dia.

 

  • Fase 2 – Cruzeiro    Além dos alimentos permitidos na fase 1, nesta segunda fase acrescenta-se o consumo de legumes e verduras, somando 28 novos itens à lista. Devem-se alternar os dias em que são ingeridas apenas as proteínas da fase de ataque e os dias em que se consomem proteínas + legumes e verduras, por um período que se estende até chegar ao peso ideal.

A previsão média é reduzir um quilo por semana. Nos dias de proteínas + legumes, pode-se consumir à vontade tomate, pepino, rabanete, espinafre, cenoura, couve-flor, brócolis, aspargos, vagem, couve, cogumelo, aipo, cebola, alface, acelga, berinjela, abobrinha.

É obrigatório nessa etapa consumir diariamente 2 litros de água e 2 colheres (sopa) de farelo de aveia. Também é imprescindível fazer 20 minutos de caminhada ao dia.

 

  • Fase 3 – Consolidação – Esta etapa conserva os 100 alimentos listados como permitidos nas fases anteriores, sempre com consumo à vontade, e acrescenta duas frutas, duas fatias de pão integral e 40 g de queijo (qualquer um) à dieta diária.

Além disso, podem-se incluir duas porções de massa/amido por semana e duas refeições semanais livres, com entrada, prato principal, sobremesa e uma porção da bebida alcoólica que desejar. 

É preciso fixar um dia da semana (por exemplo, as quintas-feiras) e reservá-las para o consumo exclusivo das proteínas da primeira fase. Isto quer dizer que, enquanto durar a fase de Consolidação – o cálculo é de 10 dias para cada quilo perdido nas fases anteriores – você deve realizar semanalmente um dia fixo de Ataque, como na fase inicial da dieta.

Permaneça realizando caminhadas, agora somando ao menos 25 minutos por dia e consuma também diariamente 2,5 colheres (sopa) de farelo de aveia.

 

  • Fase 4 – Estabilização – A esta altura, a rotina normal de alimentação fica liberada, sem esquecer do que foi aprendido durante as fases anteriores.

Três orientações devem ser mantidas vida afora:

1) Prossiga reservando um dia da semana fixo para o consumo exclusivo de proteínas magras;

2) Fazer, no mínimo, 30 minutos de caminhada ao dia, além de evitar elevadores e usar suas pernas subindo escadas e…

3) Consumir 3 colheres (sopa) de farelo de aveia todos os dias. E beba sempre 2 litros ou mais de água diariamente.

 

 Para entender melhor como funciona essas fases assista ao vídeo abaixo:

 

 

A Dieta Dukan Funciona Mesmo?

Não é possível dar uma resposta válida para todos os casos, mas pode-se dizer que há um alto índice de satisfação com os resultados alcançados por pessoas que seguiram disciplinadamente todas as fases da dieta.

Um ponto que costuma ser bastante motivador é o fato de que há uma perda significativa de peso já no primeiro mês da dieta Dukan. Para que isso ocorra e se mantenha é necessária muita força de vontade e rigor com as regras de cada etapa.

Celebridades como Jennifer Lopez, Penélope Cruz e até a princesa Kate Middleton já fizeram uso dessa dieta, o que ajudou a tornar ainda mais famoso o programa alimentar desenvolvido pelo Dr. Dukan. Porém, como em toda dieta restritiva, pode haver riscos à saúde envolvidos.

 

Por essa razão, especialmente se for seguir a dieta por longo período ou curto período, é fundamental contar com a ajuda de um médico e/ou um nutricionista para orientá-lo.

 

Pessoas portadoras de diabetes, que tenham distúrbios de comportamento alimentar, problemas de insuficiência cardíaca ou renal, com depressão ou gestantes estão proibidas de seguir a Dieta Dukan.

 

Considerações finais sobre a dieta dukan

Agora que você viu os detalhes sobre a dieta dukan gostaria de apresentar um programa de emagrecimento desenvolvido por um personal trainer. Esse programa é bem diferente dos métodos tradicionais, pois ele não te passa nenhuma dieta restritiva, nem te induz a passar o dia todo sem comer nada.

O programa é composto por exercícios curtos e intensos que por sua vez são mais eficientes que exercícios de pouca intensidade. Para te ajudar a conhecer mais sobre o trabalho desse personal trainer, vou deixar um e-book grátis logo abaixo desenvolvido por ele. Para baixá-lo, acesse: E-book Q48 Horas.

queima-de-48-horas-2-0-download-ebook-capa

 

Compartilhe