Como saber se estou acima do peso?

Como-saber-se-estou-acima-do-pesoComo saber se estou acima do peso? Há muito tempo, estar no peso ideal deixou de ser algo ligado apenas a estética e passou a ser tratado com mais seriedade, visando uma saúde melhor. Porém, como consigo saber se realmente estou com alguns quilinhos a mais?

Nesse artigo, vamos ver alguns procedimentos que podem nos ajudar a controlar o nosso peso por meio de métodos simples e sem grandes segredos. Portanto, tenha uma boa leitura.

 

Primeiro passo: como saber se estou acima do peso?

Para realmente sabermos se estamos acima do peso ou não, precisamos sair um pouco do conceito de que a balança é dona de todas as verdades. Sendo assim, temos que ter em mente que o corpo humano é composto por massa gorda e massa magra.

A massa magra é composta pelos ossos, músculos, articulações e órgãos, enquanto a massa gorda é composta por tecido adiposo. Quando esta aumenta, temos um problema, onde é preciso preocupar-se com ele e tentar resolvê-lo.

As duas maneiras de saber o percentual de gordura corporal de uma pessoa são: o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Relação entre Cintura e Quadril (RCQ).

O IMC é utilizado para saber se uma pessoa está ou não com um peso saudável. Já a RCQ é considerada mais adequada por muitos profissionais de saúde, pois é capaz de medir a gordura abdominal.

 

Como posso fazer o cálculo do RCQ?

Para medirmos o RCQ, primeiro temos que passar uma fita métrica em volta da cintura, na parte mais estreita, e anotar a sua medida. Em seguida, passe a fita métrica em volta do quadril, na parte mais larga, e anote novamente a medida.

Por fim, divida a medida da cintura pela do quadril. Para mulheres ela deve ser de até 0,8, enquanto que para homens deve ser de até 0,9. Resultados maiores que 0,8 para mulheres e maiores que 0,9 para homens, já são sinais de que existe risco de doenças cardiovasculares. Portando, quanto mais alto os valores, maior os riscos.

 

Como posso fazer o cálculo do IMC?

O IMC é calculado levando em consideração o peso e a altura. Para saber se você está no peso ideal, é preciso observar as seis faixas de valores:

 

  • Abaixo de 18,5 = abaixo do peso
  • 18,5 a 24,9 = peso normal
  • 25 a 29,9 = acima do peso
  • 30 a 34,9 = obesidade grau I
  • 35 a 39,9 = obesidade grau II
  • Acima de 40 = obesidade grau III

 

Para saber o seu peso ideal é só calcular o IMC e comparar com os valores das faixas de referência, que citei acima. Qualquer número abaixo de 18,5 ou acima de 25, já é sinal de que alguma coisa pode estar em desequilíbrio no seu organismo.

Sendo assim, você pode procurar orientações de um profissional ligado à saúde, que mostrará os melhores procedimentos para retornar ao seu peso normal.

O que você achou dessa matéria? Ela pode solucionar alguns problemas sobre essa questão?

Não deixe de comentar, compartilhar e mostrar para aqueles que estão interessados sobre o assunto.

Dica Extra: Você pensou em perder peso sem sair de casa? Acredita que isso é possível? Atualmente um personal trainer desenvolveu um programa de emagrecimento composto por exercícios curtos e intensos que podem ser feitos até mesmo sem sair de casa. Esse programa atualmente possui mais de 31 mil alunos inscritos. Você pode saber mais a respeito do programa acessando: Queima de 48 Horas 2.0.

Queima de 48 Horas 2.0 Vinícius Possebon

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *