Dicas de Como Controlar a Fome e a Vontade de Comer

Pensamos em comida quase que o tempo todo, mesmo com a correria do cotidiano. Então, fica a pergunta: como controlar a fome e a vontade de comer?

dicas-de-como-controlar-a-fome-e-a-vontade-de-comer

Em primeiro lugar, estamos propensos a buscar sensações prazerosas. O alimento proporciona essa sensação – ainda mais se o que comemos for concentrado nos seguintes elementos:

  • Sal;
  • Açúcar;
  • Gordura;

 

Esses três elementos, em segundo lugar, são os que mais dificultam o controle da fome e da vontade de comer.

 

Dicas do que fazer com o açúcar

O açúcar é o primeiro vilão que trataremos aqui. A Organização Mundial da Saúde estabelece uma quantidade máxima dessa substância: 10% do total das calorias ingeridas diariamente. Entretanto, dificilmente alguém consegue comer apenas isso.

Por que é difícil? É fácil de imaginar. Uma pessoa que tenha uma dieta de 3000 calorias diárias, pela OMS, poderia consumir apenas 300 calorias de açúcar – que, na prática, quer dizer que em todo o dia (juntando os cafezinhos e os docinhos da manhã, da tarde e do início da noite) apenas duas colheres de sopa seriam o adequado para uma boa saúde alimentar. Definitivamente, são poucos os que conseguem seguir essa recomendação.

Calma! Não é preciso entrar em pânico! A solução é simples. Basta apenas que o açúcar refinado seja trocado pelo açúcar mascavo. Assim, o controle da fome e da vontade de comer ficará mais fácil. Além disso, esse tipo de substância possui os seguintes nutrientes:

  • Selênio;
  • Vitamina B;
  • Zinco;

Gordura como vilão

A quantidade ingerida de alimentos determina a diferença entre o prazer e o vício naquilo que comemos. O maior sabor do alimento está concentrado na gordura. Logo, alimentos ricos em gordura não ajudarão a controlar a fome e a vontade de comer.

O que se sabe é que a gordura é essencial para o nosso organismo. Todavia, o que se pode fazer é escolher alimentos que não contenham índices elevados de gorduras saturadas. O melhor a fazer é reduzir o consumo dos seguintes produtos:

  • Carnes;
  • Queijos;
  • Frituras;

 

Atitudes que contam

Para controlar a fome e a vontade de comer é preciso estabelecer horários claros para se alimentar, sendo que os nutricionistas e médicos recomendam comer a cada três horas diárias – essa é a melhor maneira de combater a fome, segundo esses especialistas.

Outra dica importante é fazer da alimentação uma pirâmide invertida. O que é isso? Ora, é fazer da primeira alimentação a mais reforçada – para controlar a fome e a vontade de comer ao longo do dia. Com um café da manhã reforçado, as próximas refeições podem ser feitas em níveis menores.

 

Queima de 48 Horas 2.0 Vinícius Possebon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *