Tudo o que você precisa saber sobre a Dieta Atkins

A dieta Atkins (1) foi criada pelo cardiologista americano Dr. Robert Atkins nos anos 60 e publicada somente em 1972 em um livro intitulado A Dieta Atkins Revolucionária do Dr. Atkins.

Além dessa primeira edição, o médico publicou diversos outros volumes e criou um centro de tratamento para obesos em Nova York.

A principal característica da dieta Atkins é reduzir drasticamente o consumo de carboidratos e focar a alimentação em proteínas e gorduras animais.

Segundo o Dr. Atkins, essa mudança alimentar provoca um processo de modificação no metabolismo, a cetose, onde o corpo usa a gordura corporal como energia e é induzido a não sentir fome.

 

Como funciona

A dieta Atkins (2) consiste em quatro etapas ou fases: a indução, a perda de peso constante, a pré-manutenção e a fase de manutenção. ➤ Clique Aqui para Conhecer Melhor Método de Emagrecimento do Brasil Sem passar Fome

Vamos ver do que se trata cada uma delas:

 

Fase de Indução: essa é a primeira fase da dieta Atkins e deve durar 15 dias no mínimo ou até que falte 16kg para o seu peso ideal.

Nessa fase é quando você prepara o seu corpo para a cetose, portanto o consumo de carboidratos deve ser de no máximo 20 gramas por dia.

Nessa fase está liberado o consumo de alimentos com alto teor de proteínas, carnes e ovos, e algumas poucas verduras e legumes.

O abacate é a única fruta liberada, e mesmo assim, em pequena quantidade.

Cereais, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico) e bebidas alcoólicas estão proibidas.

Se você tiver que perder muito peso até chegar no limite de 16kg, o ideal é fazer 15 dias de indução, 2 dias comendo normalmente sem exagerar nos carboidratos e mais 15 dias de indução até chegar a menos de 16kg.

Fase de Perda de Peso Constante: a segunda fase da dieta Atkins permite que você consuma 5 gramas de carboidrato a mais por semana e inclua algumas frutas de baixo índice glicêmico.

O objetivo é descobrir qual é a tolerância do seu corpo ao carboidrato, ou seja, o quanto de carboidrato você pode consumir enquanto ainda perde peso ou mantém as medidas.

A ideia é que você mantenha o seu apetite sob controle e tenha energia suficiente para executar as tarefas do dia a dia numa boa. Essa fase deve durar até que falte 10kg para o seu peso ideal.

 

Fase de Pré-manutenção: nessa fase você vai perder peso de forma mais lenta, seja paciente.

Aumente a ingestão diária de carboidratos, de 5 em 5g, enquanto adiciona ainda mais grupos de alimentos aos já permitidos.

É importante estar sempre atento à resposta do seu corpo a cada mudança na alimentação e você deve permanecer nessa fase por 30 dias ou até que falte de 3 a 5kg para o seu objetivo.

 

Fase de manutenção: essa é a fase que dura para o resto da vida e onde é possível inserir alimentos com mais carboidratos em quantidades controladas, ou seja, dentro dos limites que você descobriu na fase anterior.

Trata-se, na verdade, de estabelecer um novo hábito alimentar onde você vai ajustando a ingestão de alimentos enquanto mantém o seu peso ideal.

 

Alimentos permitidos em cada fase

 

Fase de Indução

Proteínas: peixes (salmão, sardinha, atum, truta, bacalhau, linguado), aves (frango, pato, ganso, faisão, peru, avestruz), frutos do mar (moluscos, caranguejo, ostras e mexilhões moderadamente, camarão, lula e lagosta), carnes (carne bovina e suína, cordeiro, vitela, veado, presunto e bacon com atenção) e ovos (cozidos, fritos, omelete, mexidos, pochet).

 

Vegetais: broto de alfafa, aipo, chicória, cebolinha, pepino, nabo, endívia, escarola, erva doce, cogumelos, salsa, rabanete, rúcula, alface, repolho, gengibre, alcachofra, aspargos, berinjela, abacate, broto de bambu, brócolis, couve de bruxelas, couve-flor, palmito, couve manteiga, alho poró, quiabo, azeitonas, cebola, chucrute, ervilhas frescas, abobrinha, acelga, tomate.

 

Ervas e especiarias: alecrim, orégano, coentro e pimenta à vontade, estragão, manjericão, alho, sálvia e vinagre.

 

Óleos e gorduras: todos estão permitidos, mas sem exageros. Azeite de oliva, manteiga (margarina não!), óleo de soja, de girassol e de gergelim e maionese sem adição de açúcar e creme de leite com restrições.

 

Bebidas: água, café e chá sem açúcar, suco Clight e água com gás, refrigerantes diet, leite de soja ou de amêndoa.

 

Queijos: cheddar, gouda, muçarela, parmesão, suíço, queijos azuis e queijo de leite de cabra.

 

Fase de Perda de Peso Constante

Nessa fase você vai seguir comendo tudo o que é permitido na fase anterior e poderá incluir os alimentos abaixo:

Laticínios: queijo cottage, ricota, requeijão 2% de gordura, natas.

Nozes e sementes: amendoim, amêndoas, castanhas, nozes, pistache, semente de girassol.

Frutas: melão, framboesa, morango e mirtilo.

Sucos: Limão, limas e tomate

 

Fase de Pré-manutenção

Nessa fase você vai seguir comendo tudo o que é permitido nas fases anteriores e poderá incluir os alimentos abaixo:

Vegetais ricos em amido: abóbora cozida, cenoura, batata cozida, batata doce, inhame e mandioca cozida.

Leguminosas: feijão preto, feijão branco e feijão vermelho, grão de bico, lentilha, feijão fava e feijão manteiga.

Frutas: maça, banana, cereja, uvas vermelhas, goiaba, kiwi, manga, pêssego, ameixa e melancia.

Cereais: farelo de aveia, aveia em flocos e arroz.

Na fase de manutenção você pode comer todos os alimentos das fases anterior e também alimentos a base de trigo como pães, bolos, tortas e massas em geral.

Porém, você não vai voltar a comer como antes, estará em constante manutenção da quantidade de carboidratos que o seu corpo aceita sem aumentar o peso.

 

Orientações gerais para ter sucesso na dieta Atkins (3)

  • Você não deve passar fome e nem ficar mais de 4 horas sem comer, pois passar longos períodos sem comer vai fazer com que você desenvolve compulsão alimentar.➤ Clique Aqui para Conhecer Melhor Método de Emagrecimento do Brasil Sem passar Fome

 

  • Os carboidratos permitidos em cada fase devem ser ingeridos ao longo do dia e não numa única refeição.

 

  • Coma bastante proteína a cada refeição, elas serão a chave do seu processo de emagrecimento garantindo que você não tenha perda muscular.

 

  • As gorduras estão sim liberadas e elas ajudam o seu corpo a absorver certas vitaminas.

 

  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia e mantenha o seu equilíbrio eletrolítico consumindo quantidades suficientes de sal.

 

  • Evite bebidas alcoólicas ao máximo e use adoçantes com moderação.

 

  • Faça um acompanhamento rigoroso do seu peso e das reações corporais, isso é importante para acompanhar o seu progresso e saber qual é a quantidade de carboidratos que o seu corpo tolera.

 

  • Ao mudar de fase, introduza os novos alimentos permitidos um a um e acompanhe a resposta do seu corpo.

 

  • Pode ser que o seu peso fique estagnado em alguma das fases, certifique-se de estar fazendo tudo corretamente e diminua a quantidade de carboidratos consumidos por pelo menos uma semana.

 

  • A decisão de mudar de fase deve ser motivada pela perda de peso atingida em cada uma delas, se esse peso se manteve por pelo menos 4 semanas e se você consegue controlar sua fome e desejo de comer.

 

O que achou da dieta Atkins? (4) Originalmente ela foi pensada não só para combater a obesidade, mas também para garantir um estilo de vida mais saudável, melhorando as taxas de glicose e lipídios no sangue.

Se você quer fazer Atkins, se informe bastante e, se possível, leia o livro para obter o máximo de informações possível.  Acompanhe as nossa dicas aqui no site também!

NOSSA RECOMENDAÇÃO:Para Quem Quer Emagrecer Com Sucesso→ Código Emagrecer de Vez

O Código Emagrecer De Vez é o mais novo e poderoso programa de emagrecimento de 3 fases para quem precisa urgentemente emagrecer naturalmente, atingir o peso ideal.

Mantê-lo pra sempre e reconquistar a vitalidade e autoestima no dia-a-dia, sem comer menos, sem passar fome, sem exercícios loucos e sem balelas.

Este programa também é endossado pelo Dr. José Carlos Souto, um dos médicos mais respeitados do país.

Se você quer emagrecer de verdade sem efeito sanfona SEM PASSAR FOME, SEM CONTAR CALORIAS, SEM SE EXERCITAR, NATURALMENTE E DE FORMA SAUDÁVEL. IMPORTANTE: MANTENDO O PESO DEPOIS SEM ESFORÇO.

Clique Aqui e confira a apresentação de Rodrigo Polesso sobre o Código Emagrecer de Vez.

Veja também: Como Eliminar Celulite – Guia Completo
【Como melhorar a flora intestinal】- dicas, alimentos, saúde
Saiba tudo sobre o Programa Q48 – perder peso, ganhar massa e mais dicas

Deixe Seu Comentario

Comentar