Dieta Ravenna como funciona?

Dieta Ravenna como funciona? São vários os métodos existentes para combater a obesidade e alcançarmos o peso ideal. Um desses é o desenvolvido pelo psicanalista argentino Máximo Ravenna, batizado com o seu sobrenome – passando a ser conhecido como Dieta Ravenna.

dieta-ravenna-como-funciona

Nesse tipo de dieta, profissionais de várias áreas passaram a trabalhar em conjunto em centros terapêuticos utilizando o método, que corta carboidrato refinado do cardápio e tem acompanhamento psicológico. No texto, veremos como esse método pode ajudar a resolver os problemas de quem está acima do peso – de uma maneira saudável.

 

Quais são os alimentos que podemos ingerir na Dieta Ravenna?

Com exceção dos alimentos feitos com farinha e açúcares refinados, também conhecidos como carboidratos simples (pães, massas, bolos), todos os outros são permitidos. Durante o período de emagrecimento, não é permitido ingerir esses produtos por conta de seu alto índice glicêmico – carboidratos simples são convertidos em energia rapidamente em nosso sangue, levando à produção exagerada de insulina.

 

Qual é a média de peso que podemos perder durante a Dieta Ravenna?

A média de perda de peso perdido para homens e mulheres varia. Homens perdem, em média, de 7% a 10% do seu peso no primeiro mês; enquanto as mulheres tem média de 5% a 7% do peso no mesmo período.

Sendo assim, um homem com peso de 80 Kg pode chegar a perder até 8 kg no primeiro mês. Já uma mulher com 80 Kg perderia até 5,6 kg no período. No entanto, esses valores podem variar de pessoa para pessoa.

 

Qual o tempo estimado dessa dieta?

A duração depende de quantos quilos o paciente precisa perder. A Dieta Ravenna é dividida em duas etapas: a de redução e a de manutenção. No primeiro momento acontece a restrição de carboidratos e toda a perda de peso – levando o tempo necessário de acordo com o metabolismo de cada um.

Já o período de manutenção dura o resto da vida e consiste na reintrodução de todos os alimentos – sempre com acompanhamento nutricional e reeducação alimentar.

 

Qual a quantidade de calorias que posso consumir por dia?

Esses valores variam conforme a avaliação clínica de cada paciente, mas a média é de 800 calorias por dia. Mesmo sendo uma quantidade muito abaixo do recomendado normalmente em uma dieta, esse número tem um propósito: a ingestão baixa de calorias fará com que nosso metabolismo se altere, passando a queimar gordura em vez de glicose para produzir energia.

Um dos maiores problemas dessa inversão é que nosso corpo passa a produzir os chamados corpos cetônicos ao queimar gorduras, que em altos níveis podem ser prejudiciais às células. Mas o fato da dieta não ser baseada apenas na ingestão de proteínas e gorduras faz com que a produção desses corpos cetônicos seja baixa, não afetando o organismo.

O que você achou dessa matéria? Acha que ela pode solucionar alguns problemas sobre essa questão? Não deixe de comentar, compartilhar e mostrar para aqueles que estão interessados sobre esse assunto.

 Queima de 48 Horas 2.0 Vinícius Possebon

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *