Efeito Platô, já ouviu falar? Talvez,  nunca teve a curiosidade de procurar sobre o assunto? Se tiver dúvidas, veio ao lugar certo.

Com toda certeza você ouviu falar do famoso efeito platô. Para algumas pessoas ele é o fator responsável pela estagnação na perda de peso, por exemplo, o vilão da batalha diária contra os quilinhos extras.

Em certos momentos, durante o processo de emagrecimento, o peso do nosso corpo é estabilizado e não conseguimos mais emagrecer. Triste e frustrante. Agora conheça o famoso efeito platô.

O que é o efeito platô?

É uma reação constante de adaptação em que nosso organismo usa a dieta, fazendo com que a pessoa “pare no estacionamento” do processo de emagrecimento. Ou seja, não perdemos mais peso.

Isso acontece pelo fato de nosso corpo acabar se acostumando com a nova condição imposta. Ele passa a gastar menos calorias do que o normal, desacelerando o metabolismo do indivíduo.

Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo. Ao imaginar que a situação que se encontra em sua frente é a de restrição, o sistema metabólico trata de economizar.

É um mecanismo eficiente que garantiu que nossa espécie sobrevivesse ao longo dos milênios enfrentando as mais severas condições.

Contudo, com o advento da vida moderna e a produção de alimentos em massa, esse mecanismo se tornou obsoleto e desnecessário, sobretudo para quem deseja perder os quilos a mais.

Infelizmente, esse efeito provoca frustrações gigantes, principalmente em mulheres.

Os especialistas acreditam que para reverter o quadro, é necessário mudar radicalmente o estilo de vida e optar por alimentos saudáveis na tentativa de driblar o organismo.

Além disso, um treino adequado passa a ser necessário. Para quem já está no treino, é importante destacar que é necessário encontrar novos métodos, pois somente a substituição irá provocar o organismo a voltar a queimar gorduras extras.

 

Não se engane

É comum entre as pessoas que estão realizando dietas e treinos passarem a se enganar. Ou seja, dizem a todos que estão em plena dieta e treino, mas, na verdade, não estão.

Quando sozinhas em casa, por exemplo, não teimam devorar um doce, uma barra de chocolate, uma pizza ou uma caixa de bombom.

Trata-se de uma postura imatura que pode até enganar alguém, mas não ao seu corpo.

Nunca se esqueça: em um processo de emagrecimento é preciso ter uma postura madura. Não se comporte como se você fosse uma criança solta em uma festa infantil, desfrutando de todas ofertas que a comemoração lhe oferece.

No processo de emagrecimento é necessário ter uma postura madura, responsável e sincera consigo mesma.

Sobretudo, jamais minta para seu nutricionista ou para o seu treinador, pois isso só prejudicará ainda mais o processo.

E nunca, em nada na vida, minta para você mesmo. Seu corpo jamais compactuará.

 

efeito-plato-o-que-e

Por que o efeito platô acontece?

De fato, o efeito platô existe.Os motivos que podem lhe ocasionar podem ser listados em alguns aspectos gerais:

  • baixa ingestão calórica: nem sempre cortar as calorias é garantia de peso de perdo. Na verdade, se assim o fizer, seu corpo vai tratar de economizar pensando em sua sobrevivência. Então não se esqueça: é importante consumir calorias com qualidade.
  • realização de exercícios físicos ultrapassados ou que não surpreendem mais o organismo: muitos dos exercícios recomendados por academias são tão antigos que já estão superados, mas ainda assim seguem sendo executados. Verifique se esté é o caso dos exercícios que está realizando em seu treino.
  • consumo limitado de líquidos: jamais, em hipótese alguma, deixe de consumir líquidos de qualidade, como água e sucos naturais.
  • longos períodos em jejum: quanto maior o tempo de jejum que você tiver entre as refeições, maior será o esforço do seu organismo em economizar calorias. O segredo é comer de três em três horas.

Quando acontecem esses itens acima, nosso corpo fica em estado de alerta. Consequentemente, nosso organismo e metabolismo é desacelerado para economizar nossas reservas energéticas, buscando uma forma de arrumar o bom funcionamento dos processos vitais que nosso corpo possui diariamente.

Como evitar o efeito platô?

O efeito platô não é uma armadilha sem saída. Na verdade, é apenas uma fase do processo de emagrecimento. Sendo uma fase, pode ser encurtada ou até mesmo evitada.

Para acelerar ou evitar o efeito platô, podemos pensar em algumas estratégias para lhe dar adeus. Confira a seguir as principais dicas:

  • Modificar totalmente a composição da sua dieta: a inserção de uma nova dieta confunde o organismo, provocando uma nova fase metabólica e retomando a perda de peso.
  • Modificar a alimentação: invista em alimentos saudáveis, especialmente aqueles que ajudam a emagrecer. Eles afetam a aceleração do metabolismo;
  • Pratique atividades físicas: um novo treino, ou o aumento da intensidade do treino em relação ao anterior, são cruciais no processo de retomada da perda de peso.
  • Mantenha-se sempre bem hidratado: esta regra é fundamental. A água é fator necessário para todos os processos metabólicos produzidos pelo organismo.

O que vale de importância mesmo durante o processo de emagrecimento é avaliar uma alimentação simples e saudável.  

Uma postura positiva

Sem dúvida nenhuma, o maior rival do efeito platô é ter uma postura positiva.

Evidentemente, os processos de emagrecimento possuem seu tempo próprio, variando de indivíduo para indivíduo. Respeitar o tempo de seu organismo é fundamental.

Isso quer dizer que ter paciência com seu corpo é fundamental. Pense nos quilos já perdidos como uma vitória e, mediante as alterações, aguarde os próximos.

Não caia na armadilha de desistir mediante a frustração que o efeito platô pode lhe causar. Pelo contrário: invista em novidades, novas possibilidades, novos treinos.

Se você verificar que o treino que você está envolvido é antigo, defasado ou que já deu o que tinha que dar, invista em um novo.

Não se esqueça que hoje já existem treinos práticos, que podem ser realizados em sua própria casa, respeitando seus horários. Muitos desses treinos são intensivos e queimam gorduras com rapidez.

Como já apontado, talvez seja o caso de substituir o modelo de treino que você adotou por algo mais dinâmico e contemporâneo.

Quando trocamos o treino, o organismo se surpreende e passa a se reativar.

NOSSA RECOMENDAÇÃO :Para Quem Quer Emagrecer Com Sucesso  → Código Emagrecer de Vez

efeito-plato-o-que-e

Se você quer emagrecer de verdade sem efeito sanfona sem PASSAR FOME, SEM CONTAR CALORIAS, SEM SE EXERCITAR, NATURALMENTE E DE FORMA SAUDÁVEL. IMPORTANTE: MANTENDO O PESO DEPOIS SEM ESFORÇO.

Clique Aqui e confira a apresentação de Rodrigo Polesso sobre o Código Emagrecer de Vez.

Deixe Seu Comentario

Comentar

Quer Receitas para Emagrecer de Vez?!  Livro Emagrecer de Vez É O Guia Completo!