A segunda feira é o dia mundial do vou começar… alguma coisa. Principalmente quando o assunto é praticar exercícios físicos ou uma dieta. Ela sempre é escolhida como o dia ideal para essa nova empreitada.

Bom, a musculação é mesmo a melhor maneira de conquistar aquele corpo tão sonhado. Uma barriga trincada e um braço imenso, não podemos esquecer das pernas. Mas claro, nem todo mundo é um profissional de halterofilismo ou personal trainer que entende muito do assunto. As pessoas precisam começar de alguma maneira e é neste início que eles cometem alguns erros.

Que tal então falarmos dos erros mais comuns que os iniciantes em academia cometem? Talvez você tenha feito isso também, mas como dizem os mais experientes, nunca é tarde para aprender.

Musculação e a Postura

Esse é um ponto muito importante, pois como em qualquer prática a postura é determinante para o bom funcionamento do exercício.

Um jornalista por exemplo, que passa o dia sentado, não pode ficar de qualquer jeito na cadeira.

No caso do jornalista, sua posição de assento, se for correta, não vai afetar em nada a sua coluna. Como resultado, o jornalista terá um maior rendimento, melhores textos e consequentemente melhores ofertas de trabalho.

Assim é durante um treino, a postura é extremamente importante pois ela determina se o exercício está sendo executado de maneira correta e seu efeito será por completo.

Os cuidados posturais para um melhor treino envolvem são, portanto, a chave de sua eficiência.

Fique atento ao aquecimento. É neste período que você preparará seu corpo para os exercícios a seguir.

Um bom aquecimento desperta o corpo de modo saudável. Mas atenção: não basta sair se espichando. Há movimentos que vulgarmente são considerados eficazes como alongamento, mas, na verdade, são verdadeiramente danosos.

Siga corretamente as orientações de seu treinador na hora do aquecimento. Qualquer ação realizada sem o cuidado necessário à postura poderá lhe trazer danos até mesmo no próximo treino.

Quanto ao treino, eis o momento de redobrar a atenção à postura. Joelhos levemente flexionados, coluna ereta, eixo do quadril alinhado, são algumas das preocupações que quem treina deve ter em mente o tempo todo.

E atenção: nada de sobrecarga de peso! Vá no tempo do seu corpo adicionando anilhas, jamais no tempo de sua vaidade.

Não se acanhe em ver pessoas erguendo pesos muito superiores ao seu. Um dia esses veteranos também começaram com menor carga. Nada de querer impressionar. Você pode se acidentar e ainda machucar seu corpo.

Por fim, o alongamento após o treino. Fundamental para que seu corpo se recupere, este alongamento costuma ser desconsiderado por quem inicia. Mas entenda de uma vez: só haverá bons resultados do treino se houver um alongamento final.

Além disso, o alongamento final evita dores futuras, facilitando seu retorno no dia seguinte.

Então não se esqueça: alongue-se e mantenha a postura durante todos os treinos.

Musculação e a Alimentação

Esse tópico é o mais importante, uma vez que há muita confusão sobre o tema quando o assunto é musculação e emagrecimento. Dessas confusões, nascem erros que mais na frente ficam difíceis de serem arrumados. Então preste atenção!

A alimentação deve ser feita e não retirada da rotina como algumas pessoas costumam fazer. Não acredite em dietas que pregam a fome. Passando fome você não emagrece e seu treino será absolutamente comprometido.

Além disso, malhar com fome pode provocar tonturas, desmaios e acidentes sérios durante a malhação. Toda academia conta com relatos de pessoas que se acidentaram gravemente por não terem se alimentado adequadamente.

Na verdade, se você parar de comer seu organismo pensará que está passando por um período de restrição. Nesse modo, ele aciona suas defesas: passa a queimar calorias com extrema economia, e tudo que vier será acumulado.

Este mecanismo é na verdade uma defesa de nosso organismo. Esta característica garantiu que nossa espécie sobrevivesse aos desafios mais complexos que enfrentou, como longas fomes, secas ou resfriamentos do planeta.

Trata-se, portanto, de um mecanismo de defesa e benéfico contra o qual não há o que fazer.

A única solução é que a alimentação deve ser balanceada. Deve-se contar com aquilo que o corpo precisa, ou seja, é necessário uma refeição rica em proteínas, verduras, legumes, frutas e muitos líquido.

O intervalo entre as refeições também precisa ser controlado. Este controle pode auxiliar na perda de peso e ajudar no ganho de massa magra.

O ideal é se alimentar de três em três horas, jamais permitindo que o acúmulo de fome se intensifique. Claro que não estamos falando de comer um x-burguer a cada três horas.

É importante entender esse sistema de alimentação como um sistema que irá injetar nutrientes necessários e equilibrados no organismo.

 

erros-cometidos-por-iniciantes-de-musculacao

 Modo de fazer

Quem vai a academia as vezes pensa que fazer um exercício físico é só puxar um barra, usar um halter ou coisa do tipo. Na verdade não é bem assim.

Os treinos, quando são orientados por um profissional, possuem um tempo de execução e isso deve sempre ser respeitado. Quando ele é feito de maneira desordenada ou com uma velocidade alta não vai ter o efeito esperado.

Isso demonstra que a musculação é a melhor maneira de “crescer”, mas não adianta em nada correr para se ver livre deles. O resultado vai aparecer, porém isso depende do quanto você vai se esforçar na prática.

Musculação e Dedicação

Não adianta treinar na segunda e voltar só depois de quinze dias. Os treinos precisam seguir uma rotina, ela vai ser determinante no tempo em que os primeiros resultados vão aparecer.

Se você tem um programa de treino regrado e o usa em conjunto com todas as outras práticas, com certeza seu tempo aplicado na academia será melhor aproveitado.

Acompanhamento

Você não sabe de tudo, é necessário entender isso assim que você colocar os pés na academia. Muitas pessoas acham que apenas o que é ensino no primeiro momento é o suficiente. Não é.

Você precisa de acompanhamento sempre, pois os profissionais de educação física possuem o conhecimento suficiente para te auxiliar na sua rotina de treino.

Procure um personal trainer que se adeque a sua rotina, que lhe empolgue e que tenha resultados comprovados. O importante é se movimentar com qualidade!

erros-cometidos-por-iniciantes-de-musculacao

Deixe Seu Comentario

Comentar

Quer Receitas para Emagrecer de Vez?!  Livro Emagrecer de Vez É O Guia Completo!