Granola emagrece mesmo? Colocada no açaí, no iogurte ou onde mais você desejar. A granola é sim um alimento para lá de saboroso. Mas, além de garantir um prazer imenso na hora de degustá-la. Ela ainda é capaz de trazer uma série de benefícios para o nosso corpo, entre eles, o emagrecimento. 

Se você está em busca de perder algumas medidas e fazer de vez as pazes com a balança, então que tal aderir ao cardápio ainda hoje uma dose de granola?

Neste artigo vamos explorar um pouco mais desse alimento e lhe inspirar a ter a granola como uma grande parceira do seu emagrecimento.

De onde veio a granola?

Ela pode até ter cara de ser um alimento muito antigo. Talvez criado por antigas civilizações agrícolas.

Mas isso não é verdade. A granola é uma invenção contemporânea, criada por um dos grandes nomes da alimentação saudável. Se você é leitor sobre a história do vegetarianismo, você certamente já ouviu falar de William Sylvester Graham, que criou o primeiro composto de cereais na primeira metade do século XIX.

Depois disso, outros pesquisadores trataram de criar vários compostos e os levaram para o comércio. Contudo, a disputa industrial foi ferrenha, resultando em longos processos que resultaram no nascimento do nome granola em virtude da criação de uma marca.

Nesta altura, a granola já havia ganhado a mesa dos norte-americanos, passando a fazer parte do estilo de vida naquele país.

Anos mais tarde, com o advento da cultura hippie, a granola passou a se associar a uma alimentação mais natural. Este fenômeno segue até hoje. Estando este precioso alimento presente na vida de qualquer pessoa descolada.

Ao mesmo tempo, por se associar a uma alimentação saudável, as granolas ganharam recomendações de médicos e nutricionistas, bem como a de atletas do mundo todo.

Energia, alta dosagem de nutrientes passaram a caracterizar o composto que hoje conhecemos.

Basicamente, a granola contemporânea é composta de frutas secas, fibra de trigo, aveia, flocos de arroz, castanha de caju, amendoim, castanha-do-pará e açúcar mascavo. 

Juntos, esses nutrientes tornaram-se uma fonte de energia moderna saudável, não engordante e até emagrecedora. Por isso a granola é saudável.

A ação deste alimento poderoso

A granola possui um baixo teor de gordura. O que auxilia durante todo o processo de emagrecimento do corpo e ainda contém nutrientes essenciais para nossa saúde.

Ela é muito rica principalmente nas fibras solúveis e insolúveis, vitaminas, minerais e ácidos graxos insaturados. Ou seja, é realmente um turbilhão de substâncias totalmente positivas para o organismo de qualquer pessoa de qualquer idade.

Esses nutrientes ajudam e muito no bom funcionamento do corpo, proporcionam a melhora do trato digestivo e ainda fortalece todo o sistema imunológico, combatendo assim muitas doenças.

Como consumir a granola para emagrecer?

Apesar da granola realmente ajudar no processo de emagrecimento. É preciso prestar muita atenção em relação ao valor calórico do alimento.

Portanto, para ter o resultado desejado, ele deve sim ser levado em consideração. Por exemplo, o equivalente a três colheres de sopa de granola possui, aproximadamente, cerca de 150 calorias.

Sendo assim, pela quantidade de nutrientes. Ela é um excelente alimento para ser consumido logo pela manhã ou até mesmo antes de atividades físicas, já que ajuda a gerar energia para o corpo.

As fibras compostas no alimento também prolongam a saciedade e retarda o surgimento da fome. Auxiliando, assim, na perda de peso.

É ideal também para ser consumida nos lanches da tarde, sobretudo por quem segue dietas que permitem se alimentar de três em três horas.

Outra contribuição da granola no processo de emagrecimento é sua capacidade de limpar o organismo. Por seus antioxidantes, a granola ajuda o sistema digestivo do início ao fim.

Para quem sofre de prisão de ventre e inchaço abdominal. A granola é grande opção no seu combate. Rica em fibras, faz seu intestino funcionar perfeitamente, sem ocorrer desconfortos.

Ao ofertar energia para seu corpo, a granola também é um potencial energético para os treinos. Nela você encontra energia suficiente. Para realizar seu treino completo e com bom rendimento, sem desistir ou se enfraquecer no meio do caminho.

Então, ao consumir a granola, certamente você vai se sentir bem saciado e ainda proporcionar muitas substâncias positivas para o seu corpo. E claro, emagrecer e muito até chegar ao peso mais desejado, fazendo então as pazes com a balança.

Dicas de como consumir o alimento

A granola é perfeita para várias refeições do dia e oferece as mais variadas combinações possíveis.

Para consumir ela você pode usar e abusar das combinações feitas com os cereais e também com os ingredientes de baixo valor calórico.

Sem dúvida nenhuma, esse alimento cai muito bem com frutas, iogurte light e até mesmo algumas pequenas porções de mel.

Esta clássica combinação é um verdadeiro poço de energia para você encarar a correria do seu dia ou seu treino. Nada de ficar fraco no meio do caminho. 

A granola também compõem muito bem com pães, tanto em sua cobertura quanto em seu recheio. Utilize sempre massas integrais, inclua outras frutas e tenha uma experiência alimentar nutritiva e capaz de saciar sua fome.

O leite também costuma ser um bom parceiro. Procure sempre o leite livre de gorduras e misture os ingredientes como se fosse iogurte.

Mas, atenção!  As pessoas portadoras de diabete devem ficar muito atentas ao rótulo, isso porque algumas versões desse alimento podem conter açúcar. Neste caso, o ideal é optar pelo produto diet e consumir com o leite fresco.

Outro alerta é que nada adiantará você utilizar granola se em suas misturas incluir o açúcar branco ou achocolatado.

Se você prefere o chocolate em pó em tudo, procure substituir por canela durante algum tempo. É muito mais vantajoso para seu organismo e para o processo de emagrecimento.

Então, se você gostou das nossas dicas e ainda aprendeu bastante coisa sobre os benefícios da granola, e claro, deseja emagrecer, clique em curtir logo abaixo. Ah, outra coisa: lembre-se que o acompanhamento de um nutricionista é sempre essencial na orientação das quantidades indicadas, bem como conte sempre com um bom personal trainer.

Deixe Seu Comentario

Comentar

Quer Receitas para Emagrecer de Vez?!  Livro Emagrecer de Vez É O Guia Completo!