Muay Thai emagrece?

Muay Thai emagrece? As artes marciais podem ajudar a desenvolver não somente o lado físico como também o lado emocional. As modalidades da área te ajudam em setores como a disciplina, concentração e autocontrole.

Muay Thai emagrece

As artes marciais têm a capacidade de unir o corpo e a mente. Como resultado, quem pratica sente a melhora no condicionamento físico, além de experimentarem a sensação de paz e o bem-estar.

Dentre as modalidades que ganharam destaque no ocidente está o Muay Thai. Este também é conhecido como boxe tailandês, e como o próprio nome sugere, é de origem tailandesa, onde é considerado um esporte nacional.

Detalhes do Muay Thai

Como nos outros tipos de artes marciais, o Muay thai envolve disciplina física e mental, incluindo golpes que usam de forma combinado os punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés. A luta leva a uma boa preparação física, uma vez que exige bastante do seu condicionamento, trabalhando o equilíbrio, a força funcional, a circulação do sangue e a flexibilidade.

A luta fortalece principalmente as regiões dos ombros, dos braços e das costas. Em uma aula que dura entre uma hora e uma hora meia você pode perder até 1000 calorias. É uma ótima opção para quem não gosta da monotonia de outras atividades, ou prefere se manter longe da musculação. Outras atividades poderiam levar a uma perda de calorias equivalente, porém com mais tempo de prática.

muay-thai-emagrece

Enfim, Muay Thai emagrece?

Pesquisadores da Universidade de Cagliari, na Itália, fizeram uma pesquisa para saber qual é o gasto calórico da atividade. Estes simularam uma luta com três rounds, tendo três minutos cada um, com um minuto de intervalo entre eles.

Em nove minutos, o gasto calórico foi de aproximadamente 125 calorias. Multiplicando estas calorias pelo tempo de um treino, que costuma levar de uma a uma hora e meia, o gasto calórico pode chegar a 1500 calorias.  

Além disso, o exercício físico é uma maneira de acelerar seu metabolismo. Como o Muay Thai é uma atividade física muito intensa, o corpo precisa se acostumar a dispensar muita energia para a realização da luta, fazendo com que o organismo trabalhe bastante e acelere ainda mais seu metabolismo.

Para quem não sabe, é o nosso metabolismo que processa as calorias que ingerimos, portanto, quanto mais acelerado for seu metabolismo, mais fácil será o seu processo de emagrecimento.

Outra vantagem da luta, é que causa uma melhora no seu sistema imunológico a longo prazo. Lembrando sempre que se você estiver começando a prática agora, seu corpo pode não estar acostumado a tanto esforço, por isso é importante pegar leve para não ter uma queda na imunidade.

Portanto, o Muay Thai pode emagrecer sim, pois proporciona um alto gasto calórico aliado a vantagens como a de acelerar seu metabolismo. Como consequência você terá também músculos mais torneados, corpo mais flexível (uma vez que os exercícios estimulam a amplitude dos movimentos), mais força, também mais agilidade. Não esquecendo da coordenação motora, pois você precisa desenvolve-la para conseguir ter precisão em seus movimentos.  

muay-thai-emagrece

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *