Muay Thai emagrece? As artes marciais podem ajudar a desenvolver não somente o lado físico como também o lado emocional. As modalidades da área te ajudam em setores como a disciplina, concentração e autocontrole. Neste artigo vamos mostrar se o muay thai emagrece.

As artes marciais têm a capacidade de unir o corpo e a mente. Como resultado, quem as pratica sente a melhora no condicionamento físico, além de experimentar a sensação de paz e o bem-estar.

Mas para quem busca alternativas saudáveis de emagrecimento, pesa uma dúvida: o Muay Thai ajuda no processo de emagrecimento? Para responder a esta pergunta, é preciso conhecer este esporte com profundidade. Acompanhe!

História

O Muay Thai nasceu há aproximadamente dois mil anos e está diretamente ligado ao surgimento do povo tailandês e de seu belíssimo país. Mas será mesmo que o muay thai emagrece?

Famoso por possuir praias paradisíacas e uma cultura milenar, a Tailândia fez do Muay Thai seu esporte nacional. Desde suas origens, é praticado tanto por adultos quanto por crianças.

Fugindo das pressões chinesas. Os antepassados dos tailandeses deslocaram-se ao sul da Ásia enfrentando diversos desafios, perseguições e guerras. Para sobreviver a estes desafios, criaram suas próprias milícias. É no seio dessa resistência que nascem as técnicas próprias de luta.

Altamente influenciada pelo Kung Fu no início, o Muay Thai evoluiu até se tornar conhecido como a arte das oito armas.

As oito armas seriam o uso conjunto de punhos, joelhos, cotovelos, pés e canela. Ao movimentar a integralidade do corpo. Sendo uma luta de contato corporal total, assentou-se como uma das lutas mais significativas para a Tailândia, chegando até mesmo a compor seu exército.

Foi nas últimas décadas do século XX que o Muay Thai rompeu as fronteiras de seu país e popularizou-se na Europa, Estados Unidos e América Latina. Nesses continentes, também é conhecido como boxe tailandês.

O surgimento de mestres nesses continentes fez o esporte se popularizar. Jogos de video-game, campeonatos e treinos em escolas de Muay Thai passaram a gerar a oferta e a difusão dessa bela e histórica luta entre todos nós.

No século XXI, o Muay Thai se popularizou entre as celebridades. Hoje podemos ver Grazi Massafera, Angélica e Bruna Marquezine praticando este esporte. Não raro, as próprias celebridades admitem o sucesso de seus corpos moldados à prática deste esporte.

De quebra, o Muay Thai ainda ajuda na defesa pessoal, proporcionando segurança física e emocional em países violentos, como o Brasil.

Detalhes do Muay Thai

 

Como nos outros tipos de artes marciais. O Muay thai envolve disciplina física e mental, incluindo golpes que usam de forma combinado os punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés.

A luta leva a uma boa preparação física. Uma vez que exige bastante do seu condicionamento, trabalhando o equilíbrio, a força funcional, a circulação do sangue e a flexibilidade.

A luta fortalece principalmente ombros, braços e costas. Embora não desenvolva em volume a musculatura das pernas. As ajuda na manutenção da massa muscular, mantendo-as firmes e desenhadas.

Quanto à cintura, em virtude dos movimentos rotatórios e a força de equilíbrio exigida em diversos golpes, o Muay Thai desenvolve os gomos abdominais, sem, entretanto, aumentar o seu volume.

Trata-se, portanto, de um esporte que ativa a musculatura total do corpo e, por isso mesmo, ajuda na definição das linhas corporais e na queima de gordura.

De fato, em uma aula que dura entre uma hora e uma hora meia você pode perder até 1000 calorias.

É uma ótima opção para quem não gosta da monotonia de outras atividades, ou prefere se manter dos exercícios repetidos que caracterizam a musculação.

Também é ideal para pessoas que se interessam por outras culturas e adquirir conhecimentos relacionados à evolução da mente e do espírito humano. Afinal, a origem asiática do Muay Thai traz consigo uma série de ensinamentos e sabedorias do povo tailandês.

muay-thai-emagrece

Combine com a culinária tailandesa

Não por poucos motivos, a Tailândia é um dos países do mundo com menor incidência de obesidade.

Certamente isto se deve ao fato de sua alimentação ser caracterizada com altos elementos nutritivos e baixas calorias.

Além disso, é uma culinária elaborada e elegante. Chefs do mundo todo e restaurantes de luxo espalharam-se oferecendo esta modalidade, transformando a culinária tailandesa em grandes pratos e ótimos negócios.

Para que está em busca de emagrecimento, os conhecimentos da culinária tailandesa, quando combinados com o Muay Thai, constituem em uma ótima parceria.

A culinária tailandesa oferece uma experiência gastronômica interessantíssima, sobretudo pela combinação de aromas, temperos e sabores que os ocidentais não costumam realizar.

Mas atenção: o arroz tailandês existe em alguns pratos quando frito. Procure evitá-lo e invista no arroz cozido ou em caldos, também recorrente nesta culinária.

Enfim, Muay Thai emagrece?

Pesquisadores da Universidade de Cagliari, na Itália, fizeram uma pesquisa para saber qual é o gasto calórico da atividade. Estes simularam uma luta com três rounds, tendo três minutos cada um, com um minuto de intervalo entre eles. Mas será que o muay thai emagrece?

Em nove minutos, o gasto calórico foi de aproximadamente 125 calorias. Multiplicando estas calorias pelo tempo de um treino, que costuma levar de uma a uma hora e meia, o gasto calórico pode chegar a 1500 calorias.  

Além disso, o exercício físico é uma maneira de acelerar seu metabolismo. Como o Muay Thai é uma atividade física muito intensa. O corpo precisa se acostumar a dispensar muita energia para a realização da luta.Fazendo com que o organismo trabalhe bastante e acelere ainda mais seu metabolismo.

Para quem não sabe, é o nosso metabolismo que processa as calorias que ingerimos. Portanto, quanto mais acelerado for seu metabolismo, mais fácil será o seu processo de emagrecimento.

Outra vantagem da luta, é que causa uma melhora no seu sistema imunológico a longo prazo. Lembrando sempre que se você estiver começando a prática agora. Seu corpo pode não estar acostumado a tanto esforço. Por isso é importante pegar leve para não ter uma queda na imunidade.

Portanto, o Muay Thai pode emagrecer sim. Pois proporciona um alto gasto calórico aliado a vantagens como a de acelerar seu metabolismo. Como consequência você terá também músculos mais torneados. Um corpo mais flexível (uma vez que os exercícios estimulam a amplitude dos movimentos), mais força, também mais agilidade. Não esquecendo da coordenação motora, pois você precisa desenvolvê-la para conseguir ter precisão em seus movimentos.  

muay-thai-emagrece

Deixe Seu Comentario

Comentar

Quer Receitas para Emagrecer de Vez?!  Livro Emagrecer de Vez É O Guia Completo!