Natação emagrece mesmo?

Natação emagrece mesmo? Para perder peso é necessário mais do que uma boa dieta com alimentação balanceada. É preciso manter o corpo saudável e em exercício com a prática esportiva.

Natação emagrece mesmo

Esse costuma ser o grande problema para aqueles sedentários de plantão: a prática esportiva. Por isso, é importante que você tenha paciência e busque aquilo que faz com que você se sinta bem.

Para quem gosta de água, a natação é uma excelente indicação, pois além de emagrecer também melhora o condicionamento cardiovascular e a flexibilidade muscular, além de proporcionar o movimento do corpo sem forçar as articulações.  

 

Mas afinal, natação emagrece ou não?

Calma, amigo. Estamos chegando nessa parte. A natação pode não ser o esporte mais indicado necessariamente para a perda de peso, mas no conjunto da obra, ela ganha muitos pontos.

Para perder peso, não chega à eficiência das pedaladas da corrida, ou de outros esportes como o tênis, futebol e basquete. Os movimentos são mais constantes e não possuem tanto gasto de energia. A água impede o aumento substancial da temperatura do corpo, o que impossibilita que o metabolismo fique tão acelerado como nos outros esportes que aqui citamos.

 

Mas então por que você insiste que a natação é tão vantajosa?

Explico. A natação possui um nível de disciplina e uma imensa capacidade de auxiliar na estrutura muscular. Ainda que os resultados possam não ser tão eficazes a curto prazo, num futuro próximo, é talvez um dos esportes que mais vantagens pode trazer, por ser completo e com poucas regras, ou seja, não possui pausas a todo momento, possibilitando exercícios mais frequentes.

Além disso, se você obedecer a determinadas regras e escolher modalidades específicas, os resultados para o emagrecimento também podem ser bem eficazes, como veremos a seguir.

 

Qual a melhor modalidade?

É preciso que você tenha consciência que para que a natação tenha resultados em relação ao emagrecimento, é necessário mais do que nadar calmamente na piscina. Portanto, aposte em estilos mais intensos e pratique com regularidade e disciplina. Abaixo está a ordem das modalidades mais interessantes para o emagrecimento.

1# –  A principal é o nado borboleta. É a modalidade que mais traz queima de calorias devido ao alto esforço físico que ela provoca.

2# – A segunda é o nado livre. Também possui alto grau de esforço físico e pode ser muito importante.

3# – Em terceiro vem o nado peito, já com bem menos eficiência para a queima de gordura.

4# – Em quarto o nado de costas.

Importante reforçar que embora os dois últimos sejam menos eficazes para a perda de gordura, eles são muito importantes para uma boa saúde física e reforço muscular, portanto, não os ignore.

Outro fator importante: antes dessa ou qualquer outra prática esportiva, procure uma avaliação médica para evitar danos a sua saúde.

 Queima de 48 Horas 2.0 Vinícius Possebon

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *