pilates-emagrece-queima-de-48-horasPilates emagrece mesmo? Melhoria de postura, silhueta mais elegante, músculos tonificados… Seu corpo vai mudar com o Pilates.

Os benefícios da prática regular e bem orientada do Pilates são inúmeros, qualquer que seja seu preparo, sua idade, suas necessidades e limitações. Mas, afinal, o emagrecimento está entre eles, ou melhor, Pilates emagrece? Pode-se até dizer que sim, mas não de forma direta, significativa e como parte dos objetivos do método.

Explicando melhor: O Pilates não é um exercício aeróbico e sua prática regular não visa prioritariamente queimar calorias. Porém, é possível conquistar com a prática de Pilates um corpo mais bonito, esguio e com menos gordura.

Pilates emagrece?

Os exercícios do pilates tonificam a musculatura de todo o corpo, o que leva o metabolismo a trabalhar mais aceleradamente, aumentando a queima de calorias em repouso….

pilates-emagrece-2

… Além disso, o Pilates define e modela os grandes músculos do corpo, o que se alia à melhoria de postura para representar talvez os mais visíveis benefícios de sua prática. O corpo fica mais alongado, equilibrado, aparentando uma forma mais magra.

Outra característica do Pilates que pode contribuir para o emagrecimento é que ele promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e regeneração dos tecidos. Isso sem falar na melhoria da autoestima que geralmente decorre da adesão a um método de condicionamento físico e mental como é o Pilates, que também promove uma maior consciência para o estilo de vida. Ambos os fatores são associados com a perda de peso.

 

Saiba mais sobre o Pilates e seus benefícios

Como acontece nos exercícios classificados como anaeróbicos, as sequências de movimentos trabalhadas no Pilates têm elevada intensidade e menor duração. O objetivo é desenvolver flexibilidade, força e tonificar a musculatura.

 pilates-emagrece

Trabalha-se com exercícios de contra resistência (com carga), que pode ser o próprio peso do corpo, como nas séries no solo, ou a resistência das molas dos aparelhos. Acessórios como bolas e elásticos também podem auxiliar nesse sentido. O fortalecimento é realizado de forma global, não segmentada. Diversos grupos musculares são ativados simultaneamente, de maneira integrada.

Um dos fatores que torna o Pilates particularmente atrativo é que os exercícios são aparentemente suaves, feitos em poucas repetições e apresentam muitas variações.

O ponto de partida de toda a metodologia Pilates é o conceito de “centro de força” (power house). O termo, criado pelo próprio Joseph Pilates (alemão que concebeu a técnica, na década de 1920), diz respeito aos grupos de músculos que sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura, constituindo um cilindro de estabilidade em torno da cintura.

Pelos princípios do Pilates, o fortalecimento dessa região é a melhor maneira de garantir uma boa sustentação para o corpo humano.

 

Veja alguns dos benefícios que o Pilates pode proporcionar:

 

  • Realinhamento postural
  • Aumento de flexibilidade, tônus e força muscular
  • Alívio de tensões, estresse e dores crônicas
  • Respiração mais profunda e coordenada
  • Melhoria na coordenação motora
  • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue
  • Maior mobilidade das articulações
  • Alongamento e maior controle corporal

 

Nunca é demais ressaltar que, apesar de ser um método de condicionamento físico e mental o Pilates emagrece e pode ser praticado por pessoas de quase todas as idades e com algumas variações de habilidades, necessidades ou limitações físicas, incluindo os que apresentam dores crônicas, esse trabalho deve ser sempre orientado por um profissional com formação e treinamento específico em Pilates, geralmente um educador físico ou um fisioterapeuta.

 

Conclusões finais sobre o tema: “Pilates emagrece mesmo?”

Essas foram algumas informações a respeito do pilates, mas antes que saia desse artigo gostaria de te apresentar o trabalho de um personal trainer conhecido como Vinícius Possebon. Ele desenvolveu um programa de emagrecimento que atualmente possui mais de 31 mil alunos inscritos. Para saber mais sobre esse programa, recomendo que baixe o e-book grátis que ele mesmo escreveu. Clique Aqui Para Baixar o E-book Agora.

queima-de-48-horas-2-0-download-ebook-capa

 

Deixe Seu Comentario

Comentar

Quer Receitas para Emagrecer de Vez?!  Livro Emagrecer de Vez É O Guia Completo!