A Surpreendente Verdade que Nunca te Contaram Sobre Alimentação Saudável

Sempre imaginamos que para ter uma alimentação saudável é necessário nos privar dos alimentos que mais gostamos e passar a “viver só de saladas”, mas o fato é que isso não passa de um grande mito e desinformação da nossa parte.

O grande problema esta na falta de tempo e conhecimentos reais sobre as necessidades nutricionais que precisamos, conseqüentemente interferindo em nossa saúde e qualidade de vida.

A verdade é que somente através de uma Alimentação Saudável conseguimos suprir as quantidades necessárias de vitaminas e minerais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Alimentação Saudável e Qualidade de Vida

A Qualidade de Vida e a Alimentação Saudável andam de mãos dadas. Porém com a falta de tempo e correria do nosso dia a dia acabamos optando por alimentos práticos, mas nada saudáveis.

Uma boa alimentação é essencial para a nossa saúde influenciando diretamente em nosso bem estar, estudos, trabalho, lazer e tempo de vida.

O nosso organismo necessita de sete nutrientes básicos:
. Carboidratos;
. Gordura;
. Proteínas;
. Vitaminas;
. Minerais;
. Fibras;
. Água.

E sem uma alimentação saudável dificilmente conseguimos suprir todos esses nutrientes.

O Que é uma Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável é aquela que preenche todas as necessidades nutricionais, visando na melhora da nossa saúde e qualidade de vida, composta por:

-Fluidos
-Micronutrientes
-Macronutrientes
-E Quantidades adequadas de calorias.

Sendo fundamental evitar alimentos industrializados que estão cheios de corantes, conservantes, sódio e açúcar. Pois os mesmos não agregam nenhum valor em nutrientes dos quais precisamos para ter uma boa qualidade de vida.

Os alimentos indicados para manter nossa saúde em dia são:

-Todos os tipos de verduras, frutas, legumes, oleaginosas, proteínas e cereais de forma balanceada.
Por isso, que quanto mais natural for o nosso alimento, melhor!

Conhecendo a Pirâmide Alimentar

Essa forma é o jeito mais fácil de organizarmos nossa alimentação com as proporções adequadas entre os diversos grupos alimentares, orientando sobre a qualidade dos alimentos e quantidades que devem ser consumidos.

Confira logo abaixo os grupos que compõem a Pirâmide Alimentar:

Grupo 1 Carboidratos:

Os carboidratos são a base da nossa pirâmide alimentar, fornecendo energia e mantendo o bom funcionamento do corpo.

Logo após serem consumidos os carboidratos são convertidos em açucares no sangue e servem de estimulo para o cérebro e nervos,devendo ser consumidos em varias refeições.As principais fontes de carboidratos são:

Pães,massas,batata,mandioca,farinha,milho e arroz.
Dica: Sempre de preferência aos alimentos integrais.

.Grupo 2 Legumes e Verduras:

No próximo grupo da pirâmide alimentar estão os legumes e verduras que representam as fontes de vitaminas, fibras e minerais.

As fontes de fibras são responsáveis pelo bom funcionamento e crescimento do nosso organismo. A melhor forma para consumi-los são in natura, ou seja, crus, pois melhoram o ritmo intestinal ajudando no controle da compulsão alimentar.

Algumas fontes são: Brócolis, couve, repolho, abobrinha, etc.
Dica: Consuma os legumes e verduras preferencialmente in natura, para melhor aproveitamento das suas vitaminas e minerais.

.Grupo 3 Frutas:

As frutas estão ao lado dos legumes e verduras na pirâmide alimentar, sendo outra boa fonte de fibras, são ricas em diferentes tipos de vitaminas.

Consumi-las em grandes quantidades ajudam a equilibrar os níveis de vitaminas e minerais que precisamos em nosso organismo.

Algumas Fontes são: Abacaxi, laranja, mamão, banana, maçã, etc…
Dica: A Frutose (açúcar das frutas) aumenta os níveis de açúcares no sangue rapidamente.

.Grupo 4 Laticínios e Derivados:

O leite e seus derivados são uma ótima fonte de cálcio, proteína, fósforo, Vitamina A, D, B2 e Biotina, são alimentos construtores. Devem ser consumidos diariamente de forma equilibrada e balanceada.

Suas principais fontes são: Leites, queijos, ricotas, iogurtes, etc..
Dica: De preferência por suas versões light e desnatadas, consulte os rótulos e escolha sempre os com menos gordura e sódio.

.Grupo 5 Carnes e Ovos:

As carnes e ovos são as principais fontes de proteína animal que atuam na defesa e fortalecimento dos músculos. São ricos em ferro e Vitaminas B12 e B6, responsáveis pela prevenção de anemias.

O ovo é o segundo alimento mais completo no mundo, ficando atrás apenas do leite materno.

Suas principais fontes são: Frango, peixe, carne vermelha e ovos.
Dica: De preferência por carnes magras.

.Grupo 6 Oleaginosas e Leguminosas:

Oleaginosas e Leguminosas são os óleos e gorduras “do bem”, fontes de proteínas vegetais e de fibras. Ricos em gorduras, ácidos graxos e antioxidantes como os fenóis, flavonóides e argina.

As leguminosas são os grãos como: Soja, amendoim, lentilha, ervilha e feijão por exemplo.

Já as oleaginosas são as nozes, castanhas, avelã, macadâmia, pistache, caju e amêndoas.
Dica: Por serem bastante calóricas, consuma com moderação e de preferência in natura.

.Grupo 7 Gorduras e Óleos:

Os alimentos deste grupo são os energéticos, responsáveis pelas Vitaminas B do nosso organismo.

As gorduras em geral são em sua maioria de origem animal, como: Banhas, manteiga, toucinho, creme de leite, etc..

Os óleos são extraídos de cereais e sementes ou do fruto de algumas plantas, como: Azeite de oliva e dendê, margarinas e gordura vegetal hidrolisada.

Dica: Também são alimentos extremamente calóricos, consuma com bastante moderação.

.Grupo 8 Doces e Açúcares:

Também se encontram no topo da pirâmide alimentar, indicando que o consumo deve ser moderado. São pobres em nutrientes, de carboidratos simples e não possuem fibras.

Suas fontes são: açúcar, mel, bolo, chocolate, etc..
Dica: A maioria das bolachas recheadas, chocolates e refrigerantes apresentam uma grande quantidade de açúcar.

.Água

A água não esta inclusa na maioria das pirâmides tradicionais alimentares, porém todos sabem da sua importância para o bom funcionamento do organismo.

Recomenda-se o consumo mínimo de 2l diários, sendo o alimento mais essencial para o consumo do ser humano.

Mudando os Hábitos Alimentares

Comece incluindo alimentos naturais ao seu dia a dia como sucos e frutas. Incremente suas receitas com verduras e legumes.

De preferência por comidas mais leves e menos gordurosas. Beba no mínimo 2l de água por dia, sempre que possível evite o açúcar e industrializados, pois eles não agregam nenhum valor nutricional a sua alimentação.

Coma Corretamente

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Cada organismo é diferente um do outro e os gastos calóricos também, o ideal é fazer no mínimo quatro refeições diárias bem equilibradas.

Não fique com fome, se você deixar acumular, as chances de comer o dobro e o que não deve são muito maiores, aprecie a sua refeição, coma calmamente e deixe as outras atividades para depois, tudo tem seu horário.

Todos os grupos alimentares são necessários e essenciais para o nosso organismo. A verdade que nunca te contaram sobre uma alimentação saudável é que você não precisa se privar de comer o que gosta.

O segredo é comer com moderação e sem exageros, agindo dessa forma além de melhorar sua saúde e longevidade, você terá uma excelente qualidade de vida.

RECOMENDAMOS – Nós do Info Emagrecimento Testamos e

Existe uma guia de alimentação saudável para quem deseja emagrecer. O nome desse guia se chama livro emagrecer de vez.

Muitos pessoas aderiram a esse livro e vem obtendo ótimos resultados. Esse livro é para quem já está cansado de ouvir balelas sobre emagrecimento.

Ele foi desenvolvido baseado em estudos cientificamente comprovados da mais alta ciência.  Saiba mais 

A Surpreendente Verdade que Nunca te Contaram Sobre Alimentação Saudável
5 (100%) 4 votes

Deixe Seu Comentario

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *