DESCUBRA COMO PODE SER FÁCIL ACABAR COM A CELULITE

A Adipose edematosa ou Lipodistrofia Ginoide é popularmente conhecida como Celulite, ao contrario do que se pensa não é um problema que acomete apenas pessoas obesas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia a celulite afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade e em todas as etnias.

Devido a fatores fisiológicos e hormonais raramente atingem homens, mas pode acontecer caso tenha algum desequilíbrio hormonal.

O QUE É CELULITE?

Celulite nada mais é do que o acumulo de bolsas de gorduras, caracterizadas pelos famosos furinhos ou aspectos de “casca de laranja” na pele.

A celulite pode afetar qualquer parte do corpo, porém é mais comum aparecer na barriga, quadris, bum bum e pernas, áreas influenciadas pelo hormônio feminino estrógeno.

A obesidade não é a único fator necessário para se ter celulite, existem mulheres magras com celulite.

TIPOS DE CELULITE

A celulite não é considerada uma doença, mas sim uma condição estética e que traz pouca implicação clinica.

Ela divide-se em 3 graus:

.Grau 1 Leve: Não é visível nem palpável,só aparece ao “pinçar “ a região afeta,surgindo covinhas e ondulações na pele.

.Grau 2 Moderada: Só aparece quando a pessoa esta em pé,a pele possui moderadas ondulações e covinhas.

.Grau 3 Grave: São dolorosas,aparecem tanto ao deitar,sentar ou ficar em pé,são bem visíveis,podendo também apresentar nódulos .

A consistência da pele também pode ser um fator influenciador:

.Dura: Não necessariamente pessoas jovens possuem pele dura, mas também quem é adepto de atividade física regular. Nestes a celulite só aparece se apertar a região com os dedos.

.Flácida: Mulheres que perderem muito peso, pessoas sedentárias ou até mesmo após uma gravidez, podem apresentar a pele mais flácida e serem mais suscetíveis a terem celulite.

.Edematosa: Em mulheres jovens que fazem uso de pílula anticoncepcional, pode se apresentar em forma de “casca de laranja”.

SINTOMAS

Os principais sintomas iniciais são: Região mais fria, endurecimento, dor, sensibilidade e pele com aspecto irregular.

Como existem vários graus de celulite, do leve ao mais grave, que é onde podem surgir aparecimentos de nódulos visíveis e que acabam gerando muito desconforto e até mesmo dor, pois comprime as terminações nervosas e compromete a qualidade de vida.

E em casos mais leves, a celulite pode ser vista apenas quando a pele é comprimida.

CAUSAS

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ainda informa que não existem causas especificas, mas sim fatores predisponentes como:

. Hereditariedade

. Sexo

. Etnia

. Biotipo corporal

. Distribuição de gordura

. Distúrbios circulatórios

. Sedentarismo

. Gravidez

. Disfunções intestinais

. Alimentação: excesso de açúcar, sal e álcool

.Tabagismo

. Estresse

. Retenção de líquidos

. Anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, corticosteróides ou betabloqueadores.

E que também as “covinhas” da celulite ocorrem devido à saliência da gordura hipodérmica na pele. Em mulheres, o tecido adiposo da hipoderme se deposita em grandes feixes verticais.

Esses feixes são separados por septos fibrosos perpendiculares (pontos de ancoragem da pele à faixa muscular) à superfície da pele, formando, assim, câmaras verticais.

Esses septos, portanto, separam as células gordurosas em grupos e são formados por fibras que ligam a pele à musculatura localizada abaixo da hipoderme. 

CELULITE INFECCIOSA

Diferente da Lipodistrofia Ginoide, a celulite comum, a celulite infecciosa é uma doença grave e perigosa.

Ela é uma infecção cutânea, que acontece quando as camadas mais profundas da pele são infectadas por bactérias.

Seus principais sintomas são:

. Regiões e bolinhas vermelhas pelo corpo

. Sensação de queimação e dor no local afetado

. Febre acima de 38°C

. Inchaço e/ou secreção (pus)

. Ínguas

Aparecimentos de bolhas pode ser um sinal de que a celulite infecciosa irá se espalhar.  

Ela acontece porque as bactérias do tipo Staphylococcus ou Streptococcus penetraram na pele, por esse motivo é mais comum em pessoas com feridas cirúrgicas ou cortes e picadas que não foram tratados corretamente.

Existem outros fatores de risco como: Diabete mellitus, corticóides, linfodema (acumulo de líquidos), quimioterapia e câncer.

A celulite infecciosa deve ser tratada imediatamente, através de antibióticos apropriados, analgésicos e antitérmicos receitados pelo médico.

TRATAMENTOS

A celulite pode ser tratada através de massagens, cremes e principalmente uma boa alimentação. Veja a seguir:

  • Cremes para celulite: Os cremes por si só não fazem milagres, mas são um ótimo auxilio no combate a celulite.

Segundo especialistas eles devem ser usados diariamente duas vezes ao dia, por no mínimo dois meses para perceber a melhora, ou seja, cremes são apenas um coadjuvante nos tratamentos.

  • Alimentação Saudável: Uma boa alimentação é essencial para ajudar ao combate da celulite.

Devem ser consumidos diariamente e alguns deles são ricos em fibras e vitaminas, com antioxidantes e propriedades antiinflamatórias que ajudam a reduzir a celulite e ainda aceleram o resultado dos tratamentos.

Como: Folha verde escuras, Oleaginosas, Água de coco, Maçã, Salmão, sardinha e atum, Abacaxi, Frutas vermelhas e Chá verde.

  • Massagem: Uma boa massagem como a drenagem linfática ou a modeladora, também podem ser ótimas aliadas, ajudando a se livrar da retenção de liquido e do inchaço, pois aumentam a circulação sanguínea

Além de diminuir os nódulos da celulite, melhoram a aparência da pele. Devem ser aplicadas por profissionais qualificados para evitar que ao invés de eliminar os líquidos nos gânglios linfáticos, os mesmos se acumulem gerando problemas mais graves.

  • Exercícios Físicos: Se você aliar uma alimentação saudável e exercícios físicos com os restantes dos tratamentos indicados não terá celulite que resista.

Praticar esportes ajuda na queima de gorduras e melhora o sistema circulatório, ambos responsáveis pelos surgimentos dos invejáveis furinhos

Com apenas 12 minutos de treino por dia com auxílio de uma alimentação saudável você consegue obter resultados incríveis rapidamente. Clique aquiconheça o Treino Hiit!

 

  • Chás: Existem diversos chás que também podem ser seus aliados no combate a celulite, como: Chá seca barriga, Cavalinha, Alecrim, Chá Mate, Chá Verde, Bardana, Capim limão e Dente de leão.

Eles auxiliam na limpeza do sistema circulatório, eliminando líquidos e toxinas que acabam prejudicando o sistema linfático.

  • Hidratação: Tome muita água, para reduzir a aparência dos furinhos, e melhorar a elasticidade da pele.

Além de eliminar gorduras e toxinas que tendem a se acumular sob a pele, especialistas indicam no mínimo de 2l a 3l de água por dia para reduzir a celulite rapidamente.

Se você realmente pretende acabar de uma vez por todas com a celulite, todos os tratamentos indicados devem ser seguidos diariamente.

Principalmente a alimentação saudável e os exercícios físicos para ajudar o seu corpo a eliminar gordura acumulada e retenção de líquidos.

RECOMENDAMOS – Nós do Info Emagrecimento Testamos e

Existe uma guia de alimentação saudável para quem deseja emagrecer. O nome desse guia se chama livro emagrecer de vez.

Muitos pessoas aderiram a esse livro e vem obtendo ótimos resultados. Esse livro é para quem já está cansado de ouvir balelas sobre emagrecimento.

Ele foi desenvolvido baseado em estudos cientificamente comprovados da mais alta ciência.  Saiba mais 

DESCUBRA COMO PODE SER FÁCIL ACABAR COM A CELULITE
5 (100%) 4 votes

Deixe Seu Comentario

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *