Sente vontade de perder gordura? Acha que em função das gorduras seu peso é inadequado? Ou que seu peso está acima do ideal? Não entre em desespero! O Ministério da Saúde, por exemplo, aponta que mais da metade da população brasileira está acima do peso, entre os maiores de idade.
Por que a gordura é importante?
Antes de sair para uma academia para perder os excessos de gorduras, é importante entender que ela não é totalmente prejudicial, portanto não pode ser considerada 100% vilã. Se gordura em excesso faz mal (como qualquer outra coisa que ao extremo nos prejudica), sua falta também traz danos à saúde.
Há o lado bom de se ter gordura, quando na quantidade certa. Existem atividades que apenas podem ser realizadas por meio das calorias concentradas nos alimentos que consumimos, tais como:
- Atividade muscular;
- Digestão;
- Respiração.
Como perder gordura?
Ora, a gordura é composta por calorias, logo, o importante é queimar as calorias estocadas no corpo.
Em primeiro lugar, as calorias são adquiridas por meio da alimentação. O problema é quando o nosso organismo percebe que o nível de calorias pelo corpo é maior do que a sua queima. Com isso, naturalmente nosso corpo começa a reservar a quantidade excedente e passamos a ganhar mais peso.
Para reverter a situação, ou seja, perder a gordura acumulada, o único meio é queimando-a. O processo é por etapa. Em primeiro lugar se gasta aquela que está na circulação sanguínea. Depois disso, o nosso sistema começa a retirar da reserva da gordura para acompanhar o gasto causado por atividades físicas.
Por que os exercícios físicos são importantes?
A perda de gordura, ou de peso, ocorre quando passamos a substituir o tecido gorduroso, chamado cientificamente de tecido adiposo, pelo tecido muscular. Com a prática de exercícios, especialmente se valendo do peso do próprio corpo, os resultados serão mais rápidos e melhores.
Dicas de como perder peso rápido
O importante é saber equilibrar os exercícios com a alimentação, pois juntos o progresso será em curto prazo. Então não adianta se exercitar corretamente, mas não fazer um esforcinho para deixar de consumir o pastel diariamente, apenas para comê-lo aos domingos. Não se deve ficar sem comer o que se gosta, porém o melhor é reduzi-lo.
1 # Exercícios compostos
Essa modalidade é interessante porque o indivíduo se valerá do peso do próprio corpo para sua realização, alternando-o com ferramentas da academia, que são:
- Agachamento;
- Levantamento terra;
- Supino;
- Barra fixa.
2 # Múltiplos esforços
Trabalhar mais de uma região muscular é muito melhor do que trabalhar músculos isolados. Quanto mais estímulos forem realizados em curto prazo, mais rápido o corpo se acostumará com os estímulos.
3 # Peixes e frutos do mar
O consumo de peixes e frutos do mar auxilia na transformação da glicose em energia. Com isso, há o impedimento da estocagem dela em gordura.
4 # Óleos funcionais
Quando se quer perder peso, os óleos funcionais ocupam um papel de destaque, porque funcionam na atuação do metabolismo da gordura, estimulando a produção de energia e diminuindo a reserva de gordura.
5 # Orientação Médica
A orientação de um médico ou de qualquer outro profissional da área da saúde é importante para que você possa perder peso de forma saudável. Nada de sair por aí tomando remédios, aderindo dietas ou fazendo exercícios intensos sem antes consultar o seu médico ou profissional qualificado.