Dieta Cetogênica – Cardápio, Dicas e Como Fazer [Guia Completo]

Dieta Cetogênica 12 Dicas Para Você Fazer 

Dieta Cetogênica – Se você está em busca de emagrecimento com saúde, fugindo de dietas da moda que mais parecem uma tortura, então já deve ter ouvido falar sobre a dieta cetogênica.

Você pode até pensar que se trata de mais uma modinha, mais do mesmo, outra dieta de restrição da qual você deve fugir.

Mas no artigo de hoje nós do Info Emagrecimento trazemos algumas informações sobre essa dieta alimentar que podem te interessar e diminuir as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos conferir?

Clique No Botão Para Testar com 30 DIAS DE GARANTIA o Ebook Emagrecer de Vez

O que é dieta cetogênica?

dieta cetogenica

A dieta cetogênica é uma forma de alimentação baseada na ingestão mínima de carboidratos e com base na ingestão de proteínas magras e gorduras.

O processo de retirar os carboidratos da sua alimentação e aumentar o consumo de proteínas e gorduras faz com que o seu corpo entre em cetose.

Ela foi criada há algum tempo como solução para o tratamento de casos de epilepsia, porém observou-se que ela também se tornou eficiente para o tratamento de outros problemas de saúde, como a obesidade e alguns tipos de câncer.

O que é cetose? É um estágio do nosso metabolismo, é quando o fígado converte a gordura que temos no corpo em ácidos graxos e corpos cetônicos.

Trocando em miúdos, a cetose é quando o nosso corpo usa as gordurinhas acumuladas como fonte de energia.

Além de queimar esse depósito de gordura indesejado, a cetose faz com que você diminua a sensação de fome e fique saciado por mais tempo. Perfeito, não acha?

E existe algum efeito indesejado? Alguns sintomas podem surgir à medida que o seu corpo entra em cetose como mau hálito, gosto de metal na boca, dor de cabeça, náusea e fraqueza.

Isso acontece porque o seu organismo está habituado com uma alimentação exageradamente cheia de carboidratos, mas assim que ele se acostuma com a nova fonte de energia, os sintomas desaparecem.

Como fazer a dieta cetogênica?

Não é nada complicado começar a fazer a dieta cetogênica, basta você aplicar algumas substituições nos alimentos que consome diariamente.

A primeira regra é consumir no máximo de 15 a 20% de carboidratos, 50% de gorduras e 30% de proteínas por dia.

Então eu posso comer carboidratos? Sim, mas não de todos os tipos. Carboidratos simples como arroz branco, pão branco, massas e açúcar são totalmente proibidos.

Você deve inserir nos seus 20% de carboidratos diários aqueles que são provenientes de verduras e legumes.

Quais são os alimentos permitidos?

dieta cetogênica

  • Carnes, aves e peixes
  • Ovos
  • Embutidos (bacon, linguiça, presunto)
  • Queijos
  • Creme de leite
  • Iogurtes sem açúcar
  • Oleaginosas (amendoim, nozes e castanhas)
  • Azeite de oliva
  • Vegetais com baixa porcentagem de carboidratos
  • Café e chá sempre sem açúcar ou com adoçante
  • Sucos diet com restrições

Para saber a quantidade de carboidrato que alguns vegetais possuem acompanhe a nossa tabela:

Abobrinha (1 xícara) – 2,72g

Agrião (1 xícara) – 0,24g

Alface (1 xícara) – 0,93g

Batata (1 xícara) – 28,2g

Beterraba (1 xícara) – 9,2g

Brócolis (1 xícara) – 3,64g

Cebola (1 xícara) – 13,98g

Cenoura (1 xícara) – 8,66g

Cogumelo (1 xícara) – 1,6g

Espinafre (1 xícara)  – 0,39g

Pepino (1 xícara) – 3,18g

Repolho branco (1 xícara) – 2,97g

Tomate (1 unidade média) – 3,32g

Vagem (1 xícara) – 3,16g

Assista ao vídeo abaixo do expert em emagrecimento Rodrigo Polesso, e veja –> o que é cetose, o que comer na cetogênica, o que é cetoacidose e porque a cetogênica emagrece. ↓

>>>Clique aqui para emagrecer em apenas 4 semanas com a dieta cetogênica

Cardápio sugerido para dieta cetogênica (três dias)

Primeiro dia:

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos feitos na manteiga, 1 fatia de queijo minas, 1 fatia de presunto magro ou peito de peru ou 2 fatias de bacon
  • Lanche: 5 castanhas de qualquer tipo e um pote pequeno de gelatina diet
  • Almoço e jantar: 2 bifes de carne vermelha ao molho de queijo com salada de alface, cenoura e repolho temperado com azeite, vinagre e pouco sal
  • Lanche: 1 pote de iogurte sem açúcar e 2 enroladinhos de queijo e presunto

Segundo dia:

  • Café da manhã: 1 ovo cozido e uma fatia de abacate
  • Lanche: chá verde sem açúcar e algumas castanhas
  • Almoço e jantar: frango grelhado com salada verde (alface, couve-flor ou brócolis) temperada com azeite, vinagre e pouco sal
  • Lanche: morango com creme de leite

Terceiro dia:

  • Café da manhã: ovos mexidos ou omelete com queijo e cebolinha e uma xícara de café ou chá sem açúcar
  • Lanche: 1 iogurte sem açúcar com 3 colheres de sopa de abacate
  • Almoço e jantar: salmão grelhado ao molho de maracujá, salada de rúcula com tomate e pepino temperada com vinagre, orégano, sal e azeite de oliva.
  • Lanche: chá verde sem açúcar e 2 rolinhos de queijo e presunto

O cardápio de três dias é somente para dar uma ideia de como você deve organizar as suas refeições. Inclua sempre as proteínas indicadas, pare de consumir os alimentos proibidos e  use a criatividade ao elaborar suas refeições, pois os alimentos permitidos são variados.

12 Dicas importantes para dieta cetogênica 

– Essa dieta é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos ou que sofram de insuficiência renal, problemas no fígado, doenças cardiovasculares ou utilizem medicamentos com corticoides.

– Você pode seguir com a dieta por um período de 1 a 3 meses consecutivos ou alternar entre 5 dias consecutivos de dieta e 2 dias de alimentação com carboidratos.

– Evite praticar exercícios pesados, procure fazer caminhadas leves, pois a cetose causa uma certa fraqueza e sensação de cansaço.

– A ideia da dieta cetogênica não é fazer você passar fome, trata-se de uma espécie de reeducação alimentar. Nas principais refeições coma o suficiente para se sentir satisfeito, sempre consumindo os alimentos permitidos.

– Os carboidratos não devem ser eliminados totalmente da sua alimentação, pois eles são substâncias que fornecem energia, equilibram os níveis de glicose, produzem serotonina e estimulam o cérebro.

– Mantenha o consumo diário de água acima dos dois litros para evitar quadros de desidratação e para ajudar na eliminação de toxinas.

– Para que o seu corpo entre em estado de cetose ele vai precisar de cerca de 3 a 4 semanas de alteração alimentar, portanto é preciso ser paciente e aprender a lidar com os sintomas adversos que podem surgir.

– É essencial que você consuma gorduras provenientes de alimentos benéficos como óleo de coco, oleaginosas, abacate, carnes vermelhas e azeite de oliva para que essa gordura garanta um aporte adequado de nutrientes durante a dieta.

– Evite a qualquer custo as “escapadinhas” da dieta, pois elas vão afetar a efetividade dela. Escapou da dieta? Vai ter que começar tudo de novo.

– Durante a dieta fuja de bebidas alcoólicas, pois elas são ricas em carboidratos.

– Consuma fibras alimentares suficientes para ajudar a flora intestinal a trabalhar bem, mas não em excesso ou isso também vai alterar os efeitos da dieta.

– Existem fitas que avaliam se o seu corpo está em estado de cetose a partir da medição do PH da sua urina. Você pode adquiri-las em farmácias e elas mudam de cor de acordo com a concentração de corpos cetônicos na sua urina.

E então, você acha que a dieta cetogênica é para você? Essa é uma dieta que costuma apresentar uma boa eficácia por ser restritiva, mas não em excesso.

Veja só, você pode comer o quanto quiser, até se sentir realmente satisfeito, porém evitando determinados alimentos.

Beba muito líquido, pratique exercícios leves e resista às tentações durante a dieta e ela realmente pode te levar ao nível de emagrecimento que você deseja.

Como qualquer outra dieta, é preciso o acompanhamento de um médico ou nutricionista para garantir que a sua saúde não seja afetada.

Dieta Cetogênica – Cardápio, Dicas e Como Fazer [Guia Completo]
5 (100%) 8 votes

Deixe Seu Comentario

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *